Modelos

A NOSSA HERANÇA 125 anos de história

o

UMA HISTÓRIA ALICERÇADA NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO

Desde 1895 que construímos automóveis vanguardistas. Modelos que sempre estiveram à frente do seu tempo. Este espírito pioneiro expressou-se inicialmente em bicicletas, seguindo-se motociclos e, por fim, automóveis. O nosso compromisso em harmonizar design, funcionalidade e inovação tem sido o motor da nossa engenharia criativa ao longo dos últimos 125 anos. Em 2020, desviaremos o olhar do futuro para viver plenamente o presente e celebrar o nosso passado.

 

 

125 ANOS DE DESAFIOS

UMA HISTÓRIA ÍMPAR

Acompanhe-nos numa empolgante viagem ao passado da Škoda, desde a fundação da empresa em 1895 até ao presente, e explore o seu rico legado, repleto de automóveis inesquecíveis e histórias fascinantes.

SENTE-SE AO VOLANTE

Dê uma volta num Škoda vintage. Recue no tempo connosco e sente-se ao volante de um L&K Škoda 110. Espera-o uma viagem aprazível pelo centro histórico de Praga, onde descobrirá coisas muito interessantes, e não apenas acerca do automóvel que está a c

OS PAIS FUNDADORES

A intrépida parceria entre Václav Laurin e Václav Klement e o estabelecimento do seu projeto comum constituíram os alicerces da história de sucesso da nossa empresa.

SAIBA MAIS SOBRE LAURIN E KLEMENT

A história da Škoda começou em 1895 com os nossos fundadores, Václav Laurin e Václav Klement. Para além do nome próprio e da paixão pelo ciclismo, tinham outra coisa em comum: um grande espírito inventivo.

MARCOS QUE NOS DEFINEM

Houve vários momentos fundamentais na nossa existência que nos fizeram avançar e nos indicaram o caminho a seguir. Apresentamo-los de seguida e convidamo-lo a explorar todos os modelos que produzimos ao longo da nossa história.

1895: SLAVIA, A NOSSA PRIMEIRA BICICLETA

A história da Škoda não começou em quatro rodas, mas sim em duas: patriotas e «velocipedistas» fervorosos, Václav Laurin e Václav Klement decidiram transformar a sua paixão em carreira e produzir bicicletas sob a designação comercial «Slavia». A nova marca rapidamente se tornou sinónimo de qualidade e inovação. L&K não tardaram a afirmar-se como o segundo maior fabricante de bicicletas em terras checas. 

1899: PRIMEIROS MOTOCICLOS

Quatro anos mais tarde, começaram a construir motociclos com um motor auxiliar, a chamada motocicleta. Estes motociclos rapidamente ganharam popularidade e conquistaram vários prémios em corridas, afirmando-se como o segundo pilar da jovem empresa. Os motociclos de Mladá Boleslav eram muito procurados, não apenas na sua Boémia natal, mas também no estrangeiro.

1905: APRESENTAMOS A VOITURETTE A

Encorajados pelo sucesso, Laurin e Klement passaram para as quatro rodas e construíram o seu primeiro automóvel, a 'Voiturette A'. O veículo impressionou pelo preço razoável e pela robustez e caráter prático. O pequeno automóvel de sete cavalos foi a centelha inicial de um desenvolvimento corporativo sustentado e bem-sucedido sob o nome L&K, acompanhado do lançamento de outros modelos igualmente de grande sucesso.

1925: A FUSÃO DA L&K COM A Škoda

Em 1924, a fábrica L&K foi parcialmente destruída por um grande incêndio, o que precipitou a fusão com a gigante da indústria de engenharia de Plzeň, a Škoda, pondo fim à empresa Laurin & Klement. Ao longo de todo o século XX, abrangendo duas Guerras Mundiais e uma economia planeada da era socialista, o compromisso da Škoda com a construção de automóveis de alta qualidade nunca titubeou.

1991: A FUSÃO COM A VOLKSWAGEN

Em março de 1991, a empresa começou uma parceria com a Volkswagen. Até o nome da empresa é novo: Škoda, empresa automóvel de sociedade por ações. Três anos após a fusão com a Volkswagen, surgiu o novo modelo Škoda FELICIA. A cooperação com o maior fabricante de automóveis da Europa, a Volkswagen, foi extremamente bem-sucedida e elevou a produção a outro patamar.

1996: Škoda Octavia

O primeiro modelo a ser desenvolvido totalmente de raiz após a queda da Cortina de Ferro e da fusão com a Volkswagen. Este modelo foi o impulso decisivo para a rápida transformação da empresa num dos grandes intervenientes da indústria a nível mundial. Desde o seu lançamento no mercado, foram produzidos mais de cinco milhões de modelos Škoda Octavia, número esse que continua a crescer.

2016: O INÍCIO DA NOSSA OFENSiVA SUV

O ano de 2016 assinalou o início da investida da Škoda no segmento SUV, que se encontra em rápida expansão, no qual a marca fora até ao momento representada pelo bem-sucedido YETI. O primeiro modelo construído no âmbito desta estratégia foi o Škoda Kodiaq, ao qual se seguiu o Škoda Karoq.

2017: VISION E, O PRIMEIRO Škoda INTEGRALMENTE ELÉTRICO

Com o conceito Vision E, a empresa revela a sua primeira abordagem ao futuro da mobilidade individual. O coupé SUV de cinco portas tem uma autonomia até 500 quilómetros apenas com energia elétrica e cumpre os requisitos de nível 3 para condução autónoma. A Škoda está a analisar atentamente a eletrificação de toda a sua gama de modelos e oferecerá cinco modelos exclusivamente elétricos até 2025.

2019: O LANÇAMENTO DA SUBMARCA 𝗶V

Entramos na era da eMobilidade com o lançamento da nossa submarca iV. Isto incluirá não apenas todos os nossos modelos eletrificados, mas criará também um ecossistema interligado. O Superb iV e o CITIGOe iV são apenas o início. O primeiro Škoda integralmente elétrico baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen irá ser lançado já em 2020.

MAIS DE 100 ANOS DE COMPETIÇÃO

Desde o início da produção em Mladá Boleslav em 1895, a empresa trouxe ao mundo muitas lendas do desporto motorizado, vitórias memoráveis e máquinas inesquecíveis. Convidamo-lo a relembrar marcos importantes na história das corridas da Škoda.

UM SÍMBOLO DA NOSSA ENGENHARIA CRIATiVA

Todos os automóveis com a seta alada no capot fazem orgulhosamente parte de uma longa tradição de constante inovação. O próprio logótipo Škoda tem sofrido alterações ao longo do tempo. Veja como foi esta evolução e visite o museu Škoda. 

MODELOS DA HISTÓRIA MODERNA

A história moderna da Škoda remonta a 1991, quando se juntou ao Grupo Volkswagen. Por essa altura, o primeiro modelo moderno, o FAVORIT, já estava a ser comercializado, iniciando a transição da marca para um fabricante bem-sucedido de automóveis contemporâneos. Explore este e outros modelos que foram produzidos ao longo dos anos.

Škoda FAVORIT

O Škoda FAVORIT foi o primeiro modelo Škoda com o motor à frente e eixo motriz dianteiro. O modelo foi lançado em julho de 1987. Com o seu design moderno, anunciou uma nova era para a Škoda. O FAVORIT era um hatchback e tinha um motor básico com um volume de 1289 cc.

Škoda FELICIA

O Škoda FELICIA foi o primeiro modelo inteiramente novo a ser desenvolvido após a fusão com o Grupo Volkswagen. O FELICIA, produzido a partir de 1994, não só introduziu mudanças visíveis à primeira vista, tal como as formas arredondadas e modernas e interior agradável, como também representou um claro passo à frente em termos de qualidade.

Škoda ROOMSTER

Em 2006, a Škoda lançou o inovador ROOMSTER, um pequeno MPV com imenso espaço disponível. O automóvel foi nocionalmente dividido em duas partes: o «espaço de condução» - um cockpit para o condutor e passageiro da frente, e o «espaço de estar» - um espaço generoso para passageiros e carga na traseira. Outra característica única foi o sistema de bancos traseiros flexível VarioFlex, agora encontrado no Karoq.

Škoda YETI

O primeiro SUV da Škoda foi apresentado em 2009. O Škoda YETI era um SUV compacto com um design intemporal, faróis divididos, uma impressionante tração integral e maior distância ao solo, tudo isto integrado em dimensões compactas com um interior prático. O YETI também oferecia o sistema de bancos traseiros flexível VarioFlex.

Škoda Rapid

Em 2012, a gama foi ampliada para incluir o Rapid, um modelo familiar compacto que materializa a linguagem de design da marca. O design liftback elegante ocultava o amplo espaço interior característico da Škoda tanto no habitáculo como na bagageira. Um ano depois, foi lançada uma versão hatchback, com um nome diferente, o Rapid SPACEBACK.