O WLTP é uma norma global que determina para os veículos ligeiros os níveis de emissão de CO2 e de outros poluentes, assim como o consumo de combustível ou energia.
Porque a atual norma NEDC (New European Driving Cycle) - cuja ultima atualização foi em 1997 - tem sido criticada por especialistas e o público pelos dados irrealistas que produz (o ciclo de teste é demasiado brando, não responde ao tráfego atual e não tem em conta os equipamentos opcionais).
O novo ciclo de teste WLTP indica os valores do consumo e emissões melhor alinhados com a realidade. O ciclo de condução do WLTP é mais rápido e dinâmico em comparação com o NEDC e considera os equipamentos opcionais.
O WLTP foi introduzido a 1 de setembro de 2017. Desde então, todos os novos veículos têm valores WLTP (aplica-se apenas aos novos veículos homologados). A partir de 1 de setembro de 2018, todos os veículos novos matriculados terão valores WLTP. A ŠKODA terá os seus primeiros dados WLTP em junho de 2018.
Legenda para o mapa:
Verde - União Europeia (28 países)
Cinzento Claro – outros países Europeus (Suiça, Liechenstein, Noruega e Islândia)
Preto - países candidatos: Turquia (WLTP aplica-se para veículos importados; para veículos produzidos localmente aplica-se o NEDC), Israel e outras regiões da UE (ainda não está claro): Ilha da Reunião, Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa, St Martin e Mayotte
Cinzento Escuro - implementação parcial (plano): Coreia do Sul, Japão (WLTP sem teste na fase do ciclo"extra-high" ), Índia, China (apenas emissões de CO2 , NEDC é usado para os valores de consumo)
• tempo de ciclo cerca de 50% mais longo • ciclo com o dobro da distância • velocidade máxima mais elevada - 131 km/h • Velocidade média mais elevada - 47 km/h • metade do tempo sem o motor em funcionamento
O WLTP requer um teste de massas superior (15% da carga máxima do veículo).
O WLTP considera o equipamento adicional: pneus maiores, sistemas GPS e spoilers. Esta influência sobre o CO2 e o consumo é medida pelo impacto que este equipamento tem sobre o peso, a aerodinâmica e a resistência ao rolamento.
RDE e PEMS
RDE significa "emissões em condução real" e descreve o processo de medição em estrada, ou seja, é realizado na estrada e não em condições de ensaio normalizados , tal como o WLTP. O RDE está também a ser utilizado para verificar as emissões (NOx) medidas durante o procedimento de teste WLTP.
RDE e PEMS
Os testes RDE, emissões de gases de escape - Nox (óxido de nitroénio), partículas (pó fino) o outros - são medidos durante a condução em estrada utilizando o PEMS (sistema portátil de medição em estrada).