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WLTP Procedimento mundial harmonizado de teste para veículos ligeiros

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O QUE É O WLTP?

O WLTP é uma norma global que determina para os veículos ligeiros os níveis de emissão de CO2 e de outros poluentes, assim como o consumo de combustível ou energia.

PORQUE SURGE O WLTP?

Porque a atual norma NEDC (New European Driving Cycle) - cuja ultima atualização foi em 1997- tem sido criticada por especialistas e o público pelos dados irrealistas que produz (o ciclo de teste é demasiado brando, não responde ao tráfego atual e não tem em conta os equipamentos opcionais). 

O QUE INDICA O WLTP?

O novo ciclo de teste WLTP indica os valores do consumo e emissões melhor alinhados com a realidade. O ciclo de condução do WLTP é mais rápido e dinâmico em comparação com o NEDC e considera os equipamentos opcionais. 

QUANDO VAI A Škoda COMEÇAR A USÁ-LO?

O WLTP foi introduzido a 1 de setembro de 2017. Desde então, todos os novos veículos têm valores WLTP (aplica-se apenas aos novos veículos homologados). A partir de 1 de setembro de 2018, todos os veículos novos matriculados terão valores WLTP. A Škoda terá os seus primeiros dados WLTP em junho de 2018.

QUEM ESTÁ A INTRODUZIR O WLTP?

Legenda para o mapa:

Verde - União Europeia (28 países)
Cinzento Claro - outros países Europeus (Suiça, Liechenstein, Noruega e Islândia)
Preto - países candidatos: Turquia (WLTP aplica-se para veículos importados; para veículos produzidos localmente aplica-se o NEDC), Israel e outras regiões da UE (ainda não está claro): Ilha da Reunião, Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa, St Martin e Mayotte
Cinzento Escuro - implementação parcial (plano): Coreia do Sul, Japão (WLTP sem teste na fase do ciclo"extra-high" ), Índia, China (apenas emissões de CO2 , NEDC é usado para os valores de consumo)

TUDO AO DETALHE

COMPARAÇÃO NEDC WLTP
Duração 20 min. 30 min.
Distância 11 km 23 km
Velocidade Máxima 120 km/h 131 km/h
Velocidade média 34 km/h 47 km/h
Fases 2 fases: condução urbana e extra-urbana 4 fases: “Baixa”, “Média”, “Alta” e “Extra-Alta”
Temperatura inicial 23 °C 14 °C
Percentagem de tempo sem o motor em funcionamento 25% de tempo sem o motor em funcionamento 13% de tempo sem o motor em funcionamento
Equipamento opcional Nenhuma consideração de equipamento opcional O equipamento opcional é levado em consideração em termos de peso, aerodinâmica e potência de reserva
O WLTP requer um teste de massas superior (15% da carga máxima do veículo).

LINHA DO TEMPO

WLTP mais abrangente do que o NEDC

O WLTP considera o equipamento adicional: pneus maiores, sistemas GPS e spoilers. Esta influência sobre o CO2 e o consumo é medida pelo impacto  que este equipamento tem sobre o peso, a aerodinâmica e a resistência ao rolamento.

RDE (EMISSÕES EM CONDUÇÃO REAL)

RDE significa "emissões em condução real" e descreve o processo de medição em estrada , ou seja, é realizado na estrada e não em condições de ensaio normalizados, tal como o WLTP. O RDE está também a ser utilizado para verificar as emissões (NOx) medidas durante o procedimento de teste WLTP.

SISTEMA PORTÁTIL DE MEDIÇÃO EM ESTRADA (PEMS)

Os testes RDE , emissões de gases de escape - Nox (óxido de nitrogénio), partículas (pó fino) ou outros- são medidos durante a condução m estrada utilizando o PEMS (Sistema portátil de medição em estrada).