Clique para Voltar!

Carregamento: Perguntas frequentes

Que formas há de carregar uma bateria e quais as diferenças entre elas?

Existem atualmente duas formas comuns de carregar um veículo elétrico: uma através de um ponto de carregamento rápido e a outra através de uma tomada elétrica doméstica normal. Pontos de carregamento rápido podem ser encontrados em locais como centros comerciais e estão a ser alargados a estações de serviço e outras localizações nas cidades. A vantagem destes pontos é que contam com uma corrente de carga mais elevada do que a potência disponível em casa.

Os veículos elétricos são difíceis de carregar?

Em geral, o carregamento de EVs ŠKODA é bastante fácil e existem várias possibilidades quando se trata de saber onde e como efetuar os carregamentos. Deverá ser usada uma wallbox ŠKODA oficial – o ŠKODA iV Charger.

Como funciona o carregamento?

Existem duas formas de carregamento: através de corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC). O carregamento por AC não é tão rápido como o carregamento por DC. Por exemplo, o AC está presente na rede doméstica quando carregamos a partir de tomadas de 230V ou 400V. Um veículo elétrico precisa de mudar esta corrente AC para DC, o que faz com que o carregamento possa demorar mais tempo. O carregamento a partir de uma tomada trifásica (utilizada, por exemplo, para misturadoras ou serra circular na maioria das casas) é mais rápido devido ao maior fluxo de energia, mas continua a ser necessário mudar a corrente de AC para DC. Como tal, é melhor carregar a partir de uma tomada adaptada para carregar veículos elétricos. O carregamento é um processo não linear. Na maioria dos casos, o carregador DC irá carregar até 80% da capacidade da bateria em menos de uma hora. Os restantes 20% de capacidade levam aproximadamente o mesmo tempo que os primeiros 80%.

Como funciona, passo a passo, o carregamento de um veículo?

1. Para recarregar, é necessário ter um cartão ou um chip para desbloquear a estação de carregamento. Recebe-se o cartão ou chip quando se celebra um contrato com um fornecedor de energia.

2. Selecione a tomada apropriada de acordo com as instruções no ecrã do carregador.

3. Ligue o cabo à tomada escolhida.

4. O carregamento começa automaticamente quando o cabo é ligado corretamente. O tempo de carregamento depende do tipo de estação de carregamento e da capacidade que precisa de carregar.

5. Após o início do carregamento, o utilizador termina a sessão e a tomada é bloqueada para evitar que o cabo seja desligado durante o carregamento.

6. Após a conclusão do carregamento, o utilizador inicia a sessão e desliga o cabo. Poderá, então, continuar viagem.

Quanto tempo demora a carregar totalmente o meu EV?

Geralmente, o carregador DC carrega até 80% da capacidade da bateria em menos de uma hora. Os restantes 20% de capacidade levam aproximadamente o mesmo tempo que os primeiros 80%. Se não conseguir aceder a um carregador rápido, levará mais tempo a carregar completamente o veículo, dependendo da bateria e do modelo.

Onde poderei carregar o meu EV?

Poderá efetuar o carregamento do seu veículo em casa ou numa estação de carregamento pública. Se pretender carregar o seu novo automóvel em casa, deverá pensar em instalar um ŠKODA iV Charger. Se quiser efetuar carregamentos fora de casa, poderá encontrar estações com a ajuda da nossa aplicação ŠKODA Connect.

A ŠKODA AUTO pode ajudar-me a adquirir um carregador para o meu veículo?

Os nossos concessionários autorizados prepararão uma oferta de fornecimento de eMobility completa adaptada às suas necessidades. Tudo dependerá do modelo seleccionado, da sua localização, tipo de habitação, etc. Recomendar-lhe-ão um ŠKODA iV Charger adequado ou um dos nossos cabos de carregamento. Contacte o seu fornecedor de eletricidade para ajustar a distribuição e a taxa de potência.

O que é uma wallbox?

Utilizamos o termo "wallbox" para nos referirmos ao ponto de carga montado na parede para veículos elétricos. A wallbox é o sistema físico que fornece eletricidade a um veículo quando este é ligado por meio de um cabo. É alimentado por corrente alternada. O ŠKODA iV Charger, a wallbox oficial da ŠKODA AUTO, estará disponível em três níveis de equipamento no seu concessionário oficial ŠKODA.

A quem se destina o ŠKODA iV Charger?

O ŠKODA iV Charger foi especificamente desenvolvido para clientes que desejam instalar uma estação inteligente de carregamento rápido em casa. Os empregados do concessionário fornecer-lhe-ão informações e conselhos sobre o ŠKODA iV Charger que mais se adequa ao seu veículo e às suas necessidades.

Como poderei instalar um ŠKODA iV Charger?

A instalação de um ŠKODA iV Charger não é algo que se possa fazer sozinho. Se já decidiu instalar um ŠKODA iV Charger em sua casa, os nossos concessionários qualificados ajudá-lo-ão a instalá-lo por meio de um eletricista certificado que o possa instalar.

Em que consiste o eCheck?

O eCheck é um serviço de instalação para clientes composto de 4 etapas principais:

• Pré-verificação: questionário online para obter informações iniciais acerca da ligação à rede doméstica do cliente. Existem planos para colocar a página web no ŠKODA eMobility HUB e na loja Web Elli

• Verificação no domicílio: uma verificação física por parte de um eletricista local fornecido pelo ISP • Instalação: instalação da wallbox • Apoio ao cliente

Quais os custos associados a um ŠKODA iV Charger?

Depende do tipo de ŠKODA iV Charger que gostaria de comprar. Os nossos concessionários locais terão todo o prazer em falar consigo acerca dessa decisão e em fazer-lhe uma oferta adequada.

Existe algum risco envolvido na instalação de um ŠKODA iV Charger?

Os principais riscos advêm de pessoas que tentam instalar o ŠKODA iV Charger por si próprias. Recomendamos vivamente que se peça sempre a um eletricista qualificado certificado que instale o ŠKODA iV Charger. Além disso, é necessário assegurar que o fornecimento de eletricidade na sua casa seja suficiente para a potência necessária - isto pode ser discutido e avaliado com um dos nossos concessionários experientes e prestáveis.

Será que o vendedor me poderá aconselhar sobre como obter um aumento de potência no meu quadro de distribuição em casa e sobre as tarifas, ou terei de ser eu próprio a obter estas informações?

Os nossos concessionários autorizados apenas podem fornecer recomendações genéricas. Em alguns mercados, os concessionários podem oferecer aos clientes uma Verificação no Domicílio, onde um eletricista certificado lhe dará recomendações profissionais e ajudará a preparar a documentação para o seu fornecedor de eletricidade. Após a Verificação no Domicílio, poderá contactar o seu fornecedor de eletricidade.

Moro num bloco de apartamentos: posso comprar um carro elétrico? E se estacionar na rua numa zona habitacional?

Sim. Não tem de ter uma casa ou garagem para ter um veículo elétrico. Pode estacionar o seu veículo onde quiser. Contudo, terá de efetuar os recarregamentos em estações de carregamento públicas, por exemplo no trabalho ou enquanto for às compras. Por exemplo, pode recarregar o CITIGOe iV numa estação de carregamento DC até uma capacidade que lhe garanta energia suficiente para se deslocar durante uma semana inteira.

Que opções tenho para efetuar carregamentos em casa?

A ŠKODA oferece-lhe os seguintes produtos:

• ŠKODA iV Charger, ŠKODA iV Charger Connect e ŠKODA iV Charger Connect+ com disponibilidade no 3T de 2020.

• Cabos do Modo 2

• Cabo inteligente (carregamento a partir de uma tomada doméstica e tomada industrial) disponível a partir do 4T de 2020

• Webasto Pure Wallbox

Qual a diferença entre um cabo ULK (“cabo inteligente”) e uma wallbox de 11 kW?

Um "cabo inteligente" é um cabo de carregamento padrão que permite ao utilizador carregar a partir de uma tomada padrão ou industrial. Uma “wallbox" é um dispositivo montado na parede para proporcionar conforto e segurança enquanto carrega, contando também com funções inteligentes avançadas (uma “wallbox inteligente").

O que são os carregamentos inteligentes?

A expressão “carregamento inteligente” é habitualmente usada como termo genérico. Incorpora todas as funções inteligentes das estações de carregamento que otimizam a infraestrutura de carregamento, equilibrando a utilização de energia entre as estações de carregamento e outros equipamentos. O carregamento inteligente assegura que o carregamento de um EV seja o mais eficiente possível, com base na capacidade de potência disponível, e permite-lhe poupar em tarifas vantajosas. O ŠKODA iV Charger pode ser ligado ao ŠKODA Connect.

Posso utilizar qualquer carregador na cidade?

Poderá utilizar uma vasta rede de estações de carregamento em toda a Europa para carregar o seu veículo elétrico. A ŠKODA AUTO está a desenvolver um sistema único (cartão) que poderá utilizar para carregar o seu veículo numa rede de estações de carregamento em toda a UE. Assim, mesmo quando se trata de recarregar, estamos a trabalhar com os nossos parceiros para preparar ofertas interessantes para si que iremos apresentar juntamente com os nossos modelos.

A ŠKODA AUTO oferece uma solução de carregamento público para os iV?

Estamos a trabalhar afincadamente numa solução que lhe dará acesso a uma densa rede de pontos de carregamento públicos em 30 países de toda a Europa. Revelaremos mais detalhes em breve. Contudo, por enquanto, podemos dizer que sabemos que ofereceremos a melhor combinação de cobertura de rede de carregamentos e conveniência para o utilizador.

A ŠKODA AUTO está a planear ter um único conector de carregamento para veículos elétricos?

Os automóveis ŠKODA terão o mesmo conector que a maioria dos carros elétricos no mercado europeu - o "Mennekes" Tipo 2 para carregamento AC ou o Combo 2 para carregamento DC.

Será possível efetuar carregamentos mais rápidos?

Os carregamentos mais rápidos são via corrente contínua. Esta é a corrente de que o carro necessita, não tendo de converter AC para DC, ou seja, o carregamento é mais rápido. A rede de estações de carregamento já dispõe de estações de carregamento DC para carregamento rápido.

Quando deverei carregar com AC/DC?

A ŠKODA oferece aos seus clientes todas as opções de carregamento, para maior flexibilidade. Recomendamos instalar um ŠKODA iV Charger em casa para carregamento regular do veículo. Recarregue as suas baterias mesmo quando está em viagem - para carregamento nas estações de carregamento, o veículo vem com um cabo AC apropriado, para além do cabo de carregamento para tomadas domésticas normais. As distâncias mais longas poderão ser geridas com recurso a carregamentos rápidos em estações de carregamento DC.

Existe algum perigo se o cabo de carregamento se molhar, se o veículo estiver sobre uma poça ou se estiver a chover?

Não. O processo de carregamento é totalmente seguro. Não há qualquer perigo para pessoas em momento algum. Tanto o veículo como o carregador em si têm vários níveis de proteção em tais casos. Por exemplo, a corrente não passa até o cabo estar conectado em segurança na tomada e até tanto o veículo como o carregador estiverem certos de que tudo está a postos.

O que acontece se me esquecer de desligar a ficha da estação de carregamento e começar a conduzir?

O motor só arranca se o cabo de carregamento estiver desligado.

A ficha tem de ser removida assim que a bateria tiver sido totalmente carregada?

Não, o carregador desliga-se no veículo por si próprio no final do processo de carregamento.

Posso interromper o carregamento se a bateria ainda não estiver totalmente carregada?

Sim, o processo de carregamento pode ser interrompido sem que tal acarrete quaisquer danos para a bateria. O carregamento é interrompido quando desbloqueia o veículo. Em alternativa, poderá interromper o processo de carregamento através do ŠKODA Connect.

A bateria estraga-se se for carregada todos os dias ou se for carregada durante demasiado tempo?

Não, não há qualquer problema em efetuar carregamentos diários. O carregamento cessa automaticamente quando a bateria acaba de carregar.

A bateria pode ficar danificada se eu não continuar a conduzir até esta descarregar totalmente?

Não, a bateria não tem de estar vazia para ser recarregada.

Devo carregar a bateria sempre até 100% da capacidade?

Não, tal não é necessário. As baterias apenas têm um efeito de memória mínimo durante a sua duração, pelo que isto não é percetível numa carga incompleta.

É prejudicial carregar regularmente a bateria com corrente contínua (DC) através de CCS?

Não, com o carregamento DC a bateria só é carregada até 80% em cerca de 60 minutos. Para os restantes 20%, a potência de carga é reduzida continuamente para poupar a bateria.

Quanto tempo pode um veículo ficar parado sem a bateria ficar descarregada quando não há opções de carregamento nas proximidades?

Depende da temperatura exterior e do estado de carga da bateria quando o veículo está parado. Se estiver cheia e a temperatura exterior baixa, o veículo pode ficar parado por vários meses.

Qual é a melhor altura para carregar um EV?

Não diríamos que há uma “melhor altura” para carregar um EV, mas a maioria das pessoas prefere carregar durante a noite de forma a ter o veículo totalmente carregado pela manhã. Naturalmente, dependendo do ponto de carregamento, pode levar de uma hora a um dia inteiro para carregar completamente, por isso deve levar em consideração tais fatores ao decidir a melhor altura para carregar o seu EV.

É possível o carregamento por indução?

Sim, alguns países e algumas marcas de automóveis já oferecem carregamentos através de uma bobina de indução, mas esta opção ainda não está disponível para os nossos automóveis. No entanto, estamos a considerar oferecer esta forma de carregamento no futuro.

E se a minha bateria EV descarregar?

Com toda a franqueza, duvidamos que isso alguma vez lhe aconteça. Os nossos veículos irão sempre informá-lo com bastante antecedência sobre o estado da carga, e com o ŠKODA Connect poderá verificar o seu estado de carga em qualquer lugar, a qualquer momento.

No entanto, também estaremos preparados caso seja necessário e oferecer-lhe-emos soluções de mobilidade, quer como parte do serviço de assistência em viagem, quer como parte de outros serviços de eMobility associados.

O que acontecerá ao veículo se a bateria ficar completamente descarregada enquanto conduzo?

O veículo mantém-no informado acerca da capacidade atual da bateria, tal como faz um veículo convencional com o nível de combustível no depósito. Graças à travagem regenerativa, a bateria está constantemente a ser carregada. Se não reagir a vários alertas de que a bateria está a ficar fraca e de que acabará por se esgotar, o veículo irá parar da mesma forma que um motor de combustão interna. Ao contrário de um motor de combustão interna, porém, não ventila, pelo que poderá simplesmente ser carregado sem qualquer necessidade de assistência.

Há algum serviço que venha até mim para efetuar um recarregamento? Do género de um arranque por cabo?

Sim, já existem vários fornecedores independentes que prestam este tipo de serviço, tais como o E-Mona, e as ofertas irão certamente surgir como cogumelos no mercado. Neste momento, os nossos clientes têm a possibilidade de ter o seu veículo rebocado para a oficina autorizada mais próxima, onde o veículo poderá ser recarregado, ou para a estação de carregamento mais próxima. Ser-lhe-á sempre oferecida a melhor opção. Contudo, estamos também a trabalhar nas nossas próprias soluções de parceiros, que ofereceremos através da nossa rede de serviço ou através dos nossos parceiros de assistência.