Saúde e Treino

A paixão pela bicicleta explicada: porque é que andar de bicicleta dá tanto prazer

Andar de bicicleta possui propriedades que potenciam a sensação de felicidade, e fá-lo de uma forma que poucas atividades desportivas conseguem. Eis como pode explicar aos seus amigos porque é que pedalar dá tanto prazer.

1. Já foi comprovado por estudos científicos: enquanto pedalamos, substâncias químicas como a serotonina e a dopamina, conhecidas pelo papel que desempenham na euforia e alívio da dor, são libertadas para a corrente sanguínea. A serotonina é o neurotransmissor do humor responsável pelos sentimentos positivos e pela autoconfiança. A dopamina ajuda-nos a sentirmo-nos renovados e motivados. Andar de bicicleta também liberta uma hormona do crescimento que aumenta o fluxo de oxigénio para o cérebro, aumentando a libertação de endorfinas.

2. Andar de bicicleta é uma das atividades físicas que mais melhoram a saúde física. Todo o corpo funciona muito melhor quando está exercitado e em forma.

3. As pessoas que estão em forma, de modo geral, sentem-se mais felizes do que as pessoas que não fazem exercício. Sentimentos desconfortáveis como o stress, a depressão ou ansiedade costumam afetar menos as pessoas que praticam atividades aeróbicas.

4. Pode devorar pilhas de comida sem se sentir culpado, pois vai queimar todas essas calorias assim que voltar a subir para cima da bicicleta.

5. Andar de bicicleta melhora sua vida sexual, pois também estimula a líbido. Mais uma vez, isso acontece por causa dos níveis mais altos de serotonina que são libertados no corpo. Além de influenciar os níveis de humor, o comportamento social, o apetite e a digestão, este neurotransmissor aumenta o desejo e melhora a prestação sexual.

6. As bicicletas são, por si só, objetos bonitos. Possuir uma bicicleta invulgar ou valiosa também origina uma sensação de alegria, como se tivesse um carro antigo, uma coleção de brinquedos raros ou uma guitarra Gibson.

7. Estar em forma faz com que seja capaz de correr para apanhar o autocarro ou o comboio sem ficar sem fôlego.

8. Conseguirá dormir melhor após um longo dia em cima da bicicleta. Depois de uma boa noite de sono, encaramos sempre a vida de forma mais positiva.