Família & Crianças

Ensine os seus filhos a andar de bicicleta em 4 simples passos

Ainda se lembra, como se fosse ontem, da primeira vez que conseguiu andar sozinho de bicicleta? Os anos passam depressa e agora chegou a hora de passar essa habilidade à próxima geração. Hoje em dia existem novos métodos e estratégias que facilitam em muito o processo. O seu pequenote vai descobrir um novo mundo maravilhoso.

1. Bicicleta de equilíbrio (Balance Bike)

É possível começar a ensinar crianças a usar uma destas bicicletas logo a partir dos dois anos e meio de idade. As Balance Bikes ajudam as crianças a entender os conceitos de equilíbrio e de direção. No início, as crianças ainda dependem muito do apoio dos pés, como quando andam. Lentamente, a pouco e pouco, comece a levantar a altura do selim a cada lição, para que a criança precise de levantar os calcanhares do chão ao montar. Diga-lhe para levantar os joelhos e deixar os pés balançarem um pouco no ar. Verá o quão rápido a criança ganhará a capacidade se se equilibrar, podendo começar a fazer pequenos passeios.

2. Bicicleta com rodinhas

Algumas pessoas saltam esta etapa, por a considerarem redundante; no entanto, há uma razão importante para lhe dar o benefício da dúvida e experimentar pelo menos por algum tempo. Com as rodas laterais, as crianças aprenderão a fazer girar os pedais como numa bicicleta real com menos esforço, e sem o risco de embaterem em algum obstáculo ou mesmo de caírem.

3. De volta à Balanced Bike

Nesta fase, a criança já deverá saber pedalar. Deve recordar-lhe, no entanto, a importância de manter o equilíbrio. Antes de retirar as rodas de treino, deixe-a andar novamente na Balance Bike durante algum tempo para recuperar a confiança.


4. Agora, andar de bicicleta!

Esta é a verdadeira sensação de pedalar, incluindo andar em linha reta e pedalar. Como os primeiros passeios na bicicleta de criança são geralmente desajeitados, torne-os seguros usando um bastão preso ao espigão do selim. Pode reutilizar um bastão de caminhada, usando uma parte para prender ao espigão. Não só ajudará as crianças a manter a direção, mas também pode abrandar a velocidade nas primeiras descidas, puxando a cinta da ponta do bastão — crianças também precisam de aprender a travar, uma tarefa que pode levar algum tempo a dominar. Ao ensinar a criança a pedalar, também pode recorrer a uma pequena mentira — não se preocupe, não contamos a ninguém. A criança vai confiar em si enquanto a segura com um bastão preso à bicicleta. Assegure-se de que tem o controlo e que segura a criança com firmeza, mas deixe-a ir sozinha a dada altura, sem lhe dizer que a largou, claro. Verá o progresso que a criança fez e ela ficará surpreendida por perceber que já consegue pedalar sozinha. Finalmente, agora consegue andar de bicicleta sem qualquer ajuda!