ŠKODA SUPERB iV

ŠKODA SUPERB iV

ŠKODA SUPERB iV

23. 5. 2019

O SUPERB iV é o primeiro modelo de produção em série da ŠKODA equipado com propulsão híbrida plug-in.

O SUPERB iV é o primeiro modelo de produção em série da ŠKODA equipado com propulsão híbrida plug-in. Um motor a gasolina 1.4 TSI e um motor elétrico debitam uma potência combinada de 218 cv (160 kW). A autonomia totalmente elétrica chega aos 55 km no ciclo WLTP; podem ser percorridos até 850 km quando combinado com o motor a gasolina. Esta nova variante de propulsão está disponível para os níveis de equipamento Ambition e Style, bem como para o SUPERB SPORTLINE e o SUPERB L&K.

Bateria

O novo ŠKODA SUPERB iV é o primeiro modelo de produção em série da Marca que apresenta tecnologia híbrida plug-in. Ao combinar um motor a gasolina eficiente com um motor elétrico, oferece uma mobilidade particularmente ecológica sem comprometer o desempenho. A bateria tem uma capacidade de 37 Ah e 13 kWh de energia: as emissões de CO2 do automóvel são inferiores a 40 g/km e a autonomia totalmente elétrica chega aos 55 km (no ciclo WLTP). O ŠKODA SUPERB iV cumpre a norma de emissões de gases de escape Euro 6d TEMP.

A bateria pode se carregada convenientemente em casa durante a noite, por exemplo, através de uma tomada elétrica convencional ou em 3 horas e 30 minutos através de uma estação de carga doméstica com uma potência de carga de 3,6 kW. A tomada para o cabo de carga encontra-se por trás da tampa na grelha do radiador. O ŠKODA SUPERB iV também é capaz de recarregar ou manter o nível de carga da bateria durante a condução, utilizando o motor a gasolina e a recuperação da energia de travagem. Isto permite que os condutores percorram uma distância maior até atingirem a "última milha" da viagem – numa cidade, por exemplo – mais uma vez, sem produzir quaisquer emissões.

Motores

Particularmente dinâmico graças ao auxílio elétrico

O motor elétrico de 116 cv (85 kW) permite que o automóvel possa ser propulsionado de modo puramente elétrico, auxiliando também o motor 1.4 TSI que debita 156 cv (115 kW), quando necessário – quer automaticamente ou quando o condutor o desejar. A seleção do modo de condução oferece três definições especiais: modo SPORT, modo E e modo HYBRID. No modo SPORT, os condutores têm acesso à máxima potência debitada de 218 cv (160 kW) e ao binário de 400 Nm. Em conjugação com a caixa DSG de 6 velocidades de série, desbloqueia o potencial máximo do automóvel para a condução dinâmica. No modo E, o ŠKODA SUPERB iV é alimentado exclusivamente pela bateria; no modo HYBRID, o sistema eletrónico regula a interação entre o motor a gasolina e o motor elétrico.

A bateria de alta tensão de iões de lítio localiza-se no piso do chassis, à frente do eixo traseiro. O volume da bagageira do ŠKODA SUPERB iV é de 485 l no hatchback e de 510 l na carrinha. O depósito de gasolina tem uma capacidade de 50 l.

De fora, o modelo híbrido pode ser identificado pelo emblema iV na traseira; a dianteira é moldada por um para-choques com estrutura em favo de mel e cortinas de ar. Graças ao amplificador de som do ruído elétrico, os utentes da estrada, tais como peões e ciclistas, conseguirão ouvir atempadamente um ŠKODA SUPERB iV a aproximar-se no modo elétrico.


Interior

Devido aos detalhes específicos do seu interior, o ŠKODA SUPERB iV apresenta várias características que o distinguem dos modelos propulsionados exclusivamente por um motor de combustão. Vem de série com um visor a cores multifuncional Maxi DOT e pode ser equipado opcionalmente com o cockpit virtual individualmente personalizável de 10,25 polegadas. O sistema Infotainment dá acesso a subitens específicos iV, tais como o estado da carga atual da bateria do automóvel ou a sua autonomia puramente elétrica.

O veículo também pode ser configurado diretamente para o modo E e o modo SPORT através dos botões na consola central. Através da aplicação e Manager no menu do sistema Infotainment, pode ser configurado um perfil temporal. Isto garante que o ar condicionado se liga mesmo antes de a viagem se ter iniciado e que a bateria está carregada. O condutor pode optar se o ar condicionado é acionado pela rede elétrica ou pela bateria do automóvel.

Infotainment

A última geração de Infotainment

O sistema de navegação Amundsen, que vem de série, com o seu visor de 8 polegadas e o sistema Columbus opcional com o seu visor de 9,2 polegadas baseiam-se na última geração de Infotainment. Apresentam um eSIM integrado e estão sempre online graças ao volume de dados incluído. As informações de trânsito em tempo real e o auxílio online permitem que as sugestões de trajetos sejam calculadas de forma mais rápida e precisa; o sistema pode notificar o condutor acerca de congestionamentos em tempo real e consegue calcular rapidamente trajetos alternativos adequados. A transição entre serviços online e offline acontece virtualmente de forma impercetível.

As aplicações Infotainment que podem ser selecionadas na loja diretamente a partir do veículo, através do visor central, também são novas. Estas incluem a aplicação Meteorologia, que mostra as condições meteorológicas para toda a Europa, e uma aplicação Notícias, que permite aos utilizadores configurar a subscrição de um feed de notícias. Os Clientes também podem selecionar pacotes de dados adicionais através da loja. Estes permitem que os passageiros obtenham um volume de dados através de um hotspot Wi-Fi, por exemplo, ou que possam utilizar os serviços de streaming. As atualizações automáticas "por via aérea" do software do sistema e de mapas são gratuitas durante um ano.

O mesmo se aplica para aceder aos serviços móveis online ŠKODA Connect. Estes incluem serviços como o Serviço proativo, acesso remoto ao veículo ou serviços específicos do SUPERB iV, tais como "Carregamento" ou "Ar condicionado", que permitem ao condutor controlar de forma conveniente o ar condicionado do automóvel remotamente. A utilização do ar condicionado durante o carregamento não tem qualquer efeito sobre o nível de carga da bateria.

A tecnologia SmartLink permite que as aplicações do smartphone sejam controladas através do visor do sistema Infotainment, utilizando o Android Auto e MirrorLink™ – esta função funciona sem fios para o Apple CarPlay. Como opção, o sistema Infotainment Amundsen pode ser combinado com o cockpit virtual, que fornece um conjunto de diferentes layouts. Para aqueles que optam pelo sistema topo de gama Columbus, o cockpit virtual vem de série e consegue igualmente apresentar mapas de navegação como parte integrante dos layouts do cockpit, se necessário. O sistema Columbus integra igualmente o comando por gestos e um ecrã tátil personalizável. Os ícones no ecrã principal do sistema Infotainment podem ser ordenados individualmente com o dedo. Adicionalmente, o ŠKODA SUPERB iV oferece uma tomada USB do tipo C na traseira da consola central, bem como uma tomada do tipo A na Jumbo Box e duas tomadas adicionais do tipo C na traseira.

Sistemas de assistência

Sistemas de assistência adicionais

Existem mais dois sistemas de assistência exclusivamente reservados para o ŠKODA SUPERB iV. O primeiro, o Trailer Assist (assistente de manobras do reboque), possibilita estacionar de marcha-atrás de forma simples e segura, sem esforço, durante a condução com reboque. O visor mostra um diagrama do automóvel e do reboque com vista de cima. O condutor pode selecionar a direção e o ângulo em que pretende inverter o reboque.

Para o fazer, utiliza-se o botão rotativo de regulação dos espelhos retrovisores exteriores como se fosse um joystick e, em seguida, basta estar atento ao trânsito e controlar a aceleração e a travagem. O sistema assume a direção. O segundo, o Area View (vista periférica), utiliza quatro câmaras para fornecer ao condutor uma vista panorâmica de 360 graus do veículo no visor central, facilitando o estacionamento e as manobras em estradas estreitas.

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias