NOVO ŠKODA ENYAQ estreia a 1 de setembro

ASSISTA AQUI E EM DIRETO À ESTREIA MUNDIAL DO NOVO ŠKODA ENYAQ iV

Assista em direto à estreia e Saiba mais informações sobre o novo ŠKODA ENYAQ IV

Com o ENYAQ iV, a ŠKODA dá outro salto ruma à era da mobilidade eléctrica. O primeiro SUV totalmente eléctrico do fabricante checo de automóveis adopta uma nova abordagem ao design de iluminação, combinando faróis full-LED matrix tecnicamente inovadores com uma linguagem de design emocional.

Petr Nevřela, designer-chefe de iluminação exterior do ŠKODA, explica as características dos novos faróis do ENYAQ iV numa entrevista.

Com o ENYAQ iV, o ŠKODA apresenta o seu primeiro veículo de produção baseado no kit de ferramentas de electrificação modular (MEB). Em comparação com os modelos anteriores, como mudou o design dos faróis?

Petr Nevřela: Ao implementar a linguagem de design actual da ŠKODA, já desenvolvemos consistentemente os faróis dianteiros da série de modelos SCALA e KAMIQ e da nova geração do OCTAVIA. Em todos os modelos que apresentámos durante os últimos 18 meses, os faróis são geralmente mais planos, resultando num efeito ainda mais dinâmico. O KAMIQ também acrescenta a sua própria reviravolta com luzes diurnas a funcionar no topo. Além disso, elementos cristalinos adicionais foram incorporados no design dos faróis. Com o ENYAQ iV, continuamos esta tendência e aperfeiçoamos detalhes específicos, tais como as novas luzes diurnas com pestanas subtis e a nova forma hexagonal dos principais módulos de LED. Os novos faróis e faróis traseiros realçam ainda mais o carácter inovador do novo ENYAQ iV. 

Quanto tempo demora o processo de desenvolvimento na concepção dos novos faróis e faróis traseiros?

Nevřela: O desenvolvimento do design é um processo dinâmico; trabalhamos em estreita colaboração com os nossos colegas de design exterior e com a equipa de desenvolvimento de iluminação exterior. Discutimos quais as ideias que são viáveis antes de fazer a selecção final. No total, o processo pode demorar entre seis a doze meses.

O que o inspira na concepção de novos faróis e faróis traseiros?

Nevřela: A ŠKODA orgulha-se de reflectir a tradição da arte de cristal boémia nos seus veículos e de a interpretar à sua própria maneira. As linhas precisas, os arranjos geométricos e as superfícies de vidro excepcionalmente claras são fascinantes e, dependendo da incidência de luz e do ângulo de visão, oferecem facetas em constante mudança. Podemos utilizar isto como base para experimentar efeitos de luz, por exemplo, com as luzes tridimensionais traseiras que são iluminadas com tiras finas de luz. 

Que impressão inicial transmitem os novos faróis ENYAQ iV?

Nevřela: Os gráficos de iluminação do ENYAQ iV são acolhedores e amigáveis à primeira vista, enquanto que os faróis criam um aspecto altamente dinâmico e moderno. A tecnologia inovadora LED também sublinha o conceito sustentável do nosso primeiro SUV totalmente eléctrica.

O modelo marca o início de uma nova era para a ŠKODA, razão pela qual a marca está a dar mais um passo em frente no Design com o ENYAQ iV. Linhas emotivas e proporções equilibradas e dinâmicas são combinadas no primeiro ŠKODA com base no kit de ferramentas de electrificação modular (MEB) do Grupo Volkswagen, que oferece um interior generoso e uma experiência de condução sustentável mas divertida. 

Karl Neuhold, head of exterior design da ŠKODA, explica as características únicas do design do ENYAQ 𝗶V numa entrevista em vídeo.

O ENYAQ iV é o primeiro ŠKODA baseado no kit de ferramentas de electrificação modular. Como evoluiu a linguagem de design da ŠKODA com este veículo?

Karl Neuhold: Com o ENYAQ iV, estamos novamente a construir sobre a linguagem de design emotivo da ŠKODA que caracteriza o SCALA, o KAMIQ e a quarta geração do novo OCTAVIA. O ENYAQ iV apresenta também linhas esculturais, superfícies claras e elementos cristalinos que se inspiram na arte do cristal da boémia. As suas proporções, contudo, diferem das dos nossos modelos SUV anteriores: o ENYAQ iV tem uma extremidade frontal mais curta e uma linha de tejadilho alongada. Isto cria um aspecto muito dinâmico transformando-o num proverbial "vaivém espacial".

Como resumiria o design do primeiro ŠKODA desenvolvido como um veículo puramente eléctrico?

Neuhold: O design do ENYAQ iV é progressivo, equilibrado e confiante. As novas proporções conferem-lhe também uma dinâmica especial e um interior espaçoso. As suas grandes rodas e distância ao solo conferem-lhe a poderosa presença de um SUV.

Qual considera ser o ponto alto do design do ENYAQ iV?

Neuhold: Definitivamente a frente. Salientámos conscientemente a grelha distintiva da ŠKODA nos nossos veículos eléctricos, uma vez que esta é uma característica imediatamente reconhecível da marca. No ENYAQ iV, é colocada mais à frente e é mais vertical, o que realça o aspecto poderoso. Os faróis full-LED matrix e as luzes de funcionamento diurno são também particularmente atraentes.

Quais são as diferenças mais significativas no design exterior entre um veículo eléctrico baseado na plataforma MEB e um modelo com um motor de combustão?

Neuhold: As diferenças incluem a altura do veículo e as saliências dianteiras e traseiras. Para poupar espaço, as baterias do MEB são instaladas no chão do veículo, o que torna a carroçaria um pouco mais alta. No entanto, a distância entre eixos mais longa compensa visualmente esta situação. Os componentes individuais da transmissão eléctrica ocupam menos espaço do que um motor de combustão interna convencional, o que permite saliências mais curtas à frente e atrás. A carroçaria do ENYAQ iV é também mais alongada e extremamente aerodinâmica, o que tem um efeito positivo sobre a gama. Um valor cw de 0,27 é impressionante para um SUV deste tamanho.

Na sua opinião, o que torna o ENYAQ iV num verdadeiro ŠKODA?

Neuhold: O ENYAQ iV incorpora todas as virtudes e pontos fortes do ŠKODA num só veículo e é um passo importante para um futuro sustentável para a empresa. Combina amplitude, versatilidade e ideias inteligentes e incorpora características surpreendentes e inteligentes. É adequado para famílias, pessoas com estilos de vida activos e condução de longa distância, tornando-o o companheiro perfeito para todos os dias.

Norbert Weber, Chefe de Design de Interior da ŠKODA, explica o novo interior do ENYAQ 𝗶V e os seus destaques numa entrevista em vídeo.

O ENYAQ iV é o primeiro ŠKODA baseado no conjunto de ferramentas de electrificação modular (MEB). Que alterações foram feitas pela ŠKODA ao design interior deste veículo inteiramente novo em comparação com um modelo com motor de combustão?

Norbert Weber: O ENYAQ iV beneficia da longa distância entre eixos da plataforma MEB, que - em relação às dimensões da carroçaria - oferece um interior excepcionalmente espaçoso. O piso plano, que carece do túnel central que encontramos nos veículos com motores de combustão, também contribui para isso. Utilizámos esta característica conceptual para tornar o interior visualmente ainda mais arejado e para criar uma sensação de ainda mais espaço. Isto pode ser visto, por exemplo, no novo painel de instrumentos, que está disposto em vários níveis.

Está a falar de um novo conceito de design de interiores para o ENYAQ iV. Poderia descrever isto com mais pormenor?

Weber: O novo conceito de design do ENYAQ iV combina a amplitude e uma "sensação de lounge". Em vez das habituais linhas de equipamento e numerosas opções adicionais, estamos a oferecer pela primeira vez as nossas novas Selecções de Design no ENYAQ iV. Estas fazem lembrar ambientes de vida modernos, apresentando cores e materiais perfeitamente coordenados. Adicionalmente, oferecemos pacotes de opções claramente estruturadas em vários temas, com algumas opções separadas disponíveis para todos os modelos. Isto significa que podemos oferecer aos clientes escolhas que são claras e simples, mas distintamente únicas.

Quais são as alterações mais significativas à arquitectura interior do ENYAQ iV?

Weber: Aqui, a falta de um túnel central oferece inúmeras possibilidades. Na frente, utilizámos este espaço para um compartimento de armazenamento adicional por baixo da consola central, que está disposto em vários níveis. Graças à longa distância entre eixos, os passageiros traseiros beneficiam do espaço extra à frente do banco central, bem como do espaço excepcionalmente generoso para as pernas dos bancos de cada lado. Para além deste notável espaço para os passageiros, o ENYAQ iV também oferece uma capacidade de 585 litros de bagageira.

Como descreveria o design do interior do ENYAQ iV?

Weber: Claro, arejado, inovador e sustentável. Claro graças à facilidade de configurar as Selecções de Design e os pacotes temáticos, arejado graças ao seu espaço e excelente sentido de espaço. Inovador graças a características como o ecrã central de 13 polegadas e o novo ecrã frontal, incluindo a realidade aumentada, e sustentável graças à utilização de materiais naturais e reciclados.

Que novas cores e que materiais novos e sustentáveis estão a ser utilizados num automóvel pela primeira vez?

Weber: Numa Selecção de Design, por exemplo, as capas dos bancos são feitas de 40% de lã nova e ostentam o selo da Woolmark Company. Os restantes 60 por cento da mistura são de poliéster de garrafas PET recicladas. Estas coberturas têm um toque único e asseguram um clima agradável para os assentos. Outro exemplo é o couro, que é produzido de uma forma particularmente sustentável, utilizando um extracto de folhas de oliveira em vez de produtos químicos para curtimento.

O que considera serem os destaques de design do interior do ENYAQ iV?

Weber: Gosto particularmente dos acabamentos decorativos que cobrem toda a largura do ENYAQ iV desde o painel de instrumentos até aos painéis das portas, melhorando ainda mais a sensação de espaço. Por baixo do visor central, faz referência à forma da grelha do ŠKODA e serve também como descanso para a mão que opera o ecrã táctil. Está rodeado por um material particularmente macio que se estende pelo interior e cria a sensação de estar sentado no sofá em casa.


A silhueta do novo ŠKODA ENYAQ iV dá uma ideia das suas proporções. Uma curta secção frontal e uma linha de tejadilho alongada criam um exterior dinâmico, oferecendo ao mesmo tempo uma generosa quantidade de espaço típico da marca. O novo SUV tem um interior igualmente espaçoso, tal como o do ŠKODA KODIAQ, apesar do seu comprimento ser menor que o do ŠKODA OCTAVIA.

O ENYAQ iV está disponível com uma escolha de tracção traseira ou às quatro rodas, três tamanhos de bateria e cinco níveis de potência. O ENYAQ iV pode ser carregado rapidamente, com uma capacidade máxima de 125 kW. Tem uma autonomia de até 500 quilómetros no ciclo WLTP, tornando este prático SUV, totalmente alimentado por bateria, o companheiro perfeito para a condução diária.

O ŠKODA ENYAQ está a chegar

Emotivo, eficiente, eletrizante:O primeiro SUV totalmente elétrico da ŠKODA está a chegar!

Empolgante, eficiente, eletrizante: o novo ŠKODA ENYAQ iV representa um passo pioneiro mais à frente na estratégia de eletromobilidade do construtor de automóveis checo. O primeiro modelo de produção ŠKODA baseado na plataforma modular de veículos elétricos MEB do Grupo Volkswagen combina as virtudes típicas da marca, tais como o amplo espaço e o design empolgante, com uma condução divertida, mas sustentável. Estão disponíveis três tamanhos de bateria e cinco motorizações, à medida de todas as necessidades. A construção do SUV totalmente elétrico irá ser feita na fábrica principal da ŠKODA, em Mlada Boleslav, fazendo dele o primeiro veículo do Grupo Volkswagen, baseado na plataforma MEB, a ser produzido fora da Alemanha, na Europa.

O primeiro ŠKODA: baseado na plataforma MEB: perfeito para o uso diário e para uma condução sustentável e divertida

O novo ENYAQ iV é um ŠKODA típico, mas com um conceito de propulsão completamente novo. O primeiro modelo de produção do fabricante checo baseado na plataforma modular de veículos elétricos (MEB) é também ideal para viagens de longa distância, graças à longa autonomia de até 500* km no ciclo WLTP e ao carregamento rápido. Devido ao conceito do veículo, os designers conseguiram organizar o interior do ŠKODA ENYAQ iV de uma forma completamente nova. Obteve-se, assim, ainda mais espaço para os passageiros e para a bagagem, apesar das dimensões compactas do automóvel, aliado a uma estética tão empolgante como moderna. Além disso, o ENYAQ iV oferece conectividade de última geração, bem como soluções de infotainment e características simplesmente inteligentes típicas da ŠKODA.

O primeiro SUV eletrificado do fabricante de automóveis checo tem 4648 mm de comprimento, 1877 mm de largura e uma altura de 1618 mm; tem uma distância entre eixos de 2765 mm e uma capacidade da bagageira de 585 l. O limiar de carga, baixa para um SUV, permite um carregamento sem esforço, mesmo de artigos pesados ou volumosos.

O ENYAQ iV será fabricado em Mladá Boleslav

O ŠKODA ENYAQ iV será o primeiro veículo baseado na plataforma MEB do Grupo a ser fabricado fora da Alemanha, na Europa. A produção irá decorrer na fábrica principal da ŠKODA em Mlada Boleslav, sendo a linha de montagem partilhada com modelos baseados na plataforma MQB.

A estreia mundial do veículo marcará também o início das vendas antecipadas; a produção em série do ŠKODA ENYAQ iV começará no final de 2020. O seu lançamento no mercado está previsto para o início de 2021. Será lançada uma «Founder's Edition» com características especiais e um visual diferente, limitada a 1895 unidades e que se destina a comemorar a criação da empresa, há 125 anos.

Dois sistemas de propulsão, três tamanhos de bateria, cinco motorizações

Nas versões de nível de entrada, um motor traseiro aciona as rodas traseiras, construindo uma ponte técnica para a história do fabricante do automóvel. As versões mais potentes apresentam um segundo motor elétrico à frente, para transmitir o binário à estrada de forma ainda mais eficiente. Na sua variante mais potente, o ŠKODA ENYAQ iV consegue inclusive rebocar cargas de até 1200 kg, se necessário. Um total de cinco motorizações diferentes e três tamanhos de bateria proporcionam uma condução divertida mas sustentável. Dependendo da versão escolhida, a tração é às rodas traseiras ou às quatro rodas. Graças a baterias altamente eficientes, aos pneus de baixa resistência ao rolamento (5,9/milha) e à aerodinâmica, características notáveis para um SUV (cd a partir de 0,27), o ŠKODA ENYAQ iV consegue atingir uma autonomia de até 500* km no ciclo WLTP.

O modelo de nível de entrada é o ŠKODA ENYAQ iV 50; a sua bateria de iões de lítio tem uma capacidade bruta de 55 kWh (líquida de 52 kWh). O motor elétrico montado na traseira tem uma potência de 146 cv (109 kW), oferecendo uma autonomia máxima de até 340* km. Esta aumenta para até 390* km no ENYAQ iV 60 de 177 cv (132 kW), equipado com uma bateria de 62 kWh (líquida de 58 kWh). O ENYAQ iV 80 de tração traseira tem uma potência de 201 cv (150 kW ) e é o que tem a maior autonomia, que pode atingir 500* km no ciclo WLTP. A sua bateria de 82 kWh (líquida de 77 kWh) é também utilizada pelas duas versões equipadas com um segundo motor elétrico e, portanto, de tração integral: o 80X e o vRS, que debitam 261 cv (195 kW) e 301 cv (225 kW), respetivamente. O modelo topo de gama acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos e tem uma velocidade máxima de 180 km/h. A autonomia máxima de ambas as variantes de tração integral é de até 460* km.


Recarregado até 80 % em apenas 40 minutos, através do carregamento rápido

O ŠKODA ENYAQ iV pode ser carregado de três formas diferentes. Além da tomada doméstica convencional de 230 V com uma saída AC de 2,3 kW, o veículo também pode ser carregado de forma prática durante a noite, em casa, utilizando uma «Wall box» com saída de até 11 kW. A operação demora entre seis a oito horas, dependendo do tamanho da bateria. As estações de carregamento rápido DC, com uma potência de carregamento de 125 kW, são a terceira opção. Estas conseguem recarregar a bateria do ENYAQ iV de 10 % para 80 % em apenas 40 minutos*.

Um ponto alto do novo ŠKODA ENYAQ iV é o seu interior com design inovador, que transmite uma sensação totalmente nova de espaço. O veículo apresenta também soluções de conectividade e infoentretenimento de última geração: O condutor consegue visualizar toda a informação relevante através de um display central de 13” de suporte livre e, se desejar, de um HUD com realidade aumentada. Uma ligação permanente à Internet assegura que a informação está sempre atualizada. Com a sua quantidade generosa de espaço, propícia ao relaxamento, e uma bagageira de 585 litros, o ŠKODA ENYAQ iV é ideal para famílias e para os clientes para quem o estilo de vida é importante e que procuram um veículo elétrico que seja simultaneamente sustentável e totalmente adequado para uso diário. Com o lançamento do ENYAQ iV, a ŠKODA está também a introduzir um novo conceito para o interior: materiais sustentáveis, como o couro curtido com folha de oliveira, são utilizados pela primeira vez num automóvel de produção. Os clientes podem também optar por outros designs, de acordo com as suas preferências.

A família iV: a mobilidade elétrica está a tornar-se parte do ADN da ŠKODA

Os veículos eletrificados da família ŠKODA iV são uma mistura perfeita de autonomia prática, design empolgante e um enorme prazer de condução. Além disso, são confortáveis, silenciosos e sustentáveis, ao mesmo tempo que se orgulham de uma potência particularmente dinâmica. O binário de um motor elétrico está imediatamente disponível, o que significa que os automóveis podem acelerar de forma contínua e consistente sem necessidade de mudanças de velocidade. A conectividade de última geração com uma extensa rede e sistemas avançados de assistência são também elementos importantes do ŠKODA iV, à semelhança da excelente relação preço/qualidade e de um interior ainda mais espaçoso, personificação da comodidade.

Com o lançamento do ENYAQ iV, a ŠKODA está a dar mais um passo na sua campanha de eletromobilidade iniciada em finais de 2019 com o CITIGOe e o SUPERB iV. Como parte da estratégia da marca, estão programados mais de dez modelos eletromobilidade iV para lançamento entre 2019 e o final de 2022.

125 anos após a criação da empresa, a ŠKODA entrou na era da eletromobilidade e está a torná-la um elemento central do seu ADN. E agora que os veículos eletrificados conseguem oferecer autonomias adequadas à utilização diária a preços acessíveis e as infraestruturas de carregamento estão continuamente a ser melhoradas, o timing não poderia ser melhor.

Como parte do maior programa de investimento na história da empresa até à data, a ŠKODA AUTO terá investido um total de dois mil milhões de euros no desenvolvimento de modelos eletrificados e na criação de um ecossistema abrangente para novas soluções de mobilidade até 2021. Para a sua evolução de fabricante de automóveis tradicional para a «Empresa Simplesmente Inteligente com as melhores soluções de mobilidade», a sustentabilidade desempenha um papel importante na produção, nas vendas e no serviço.

Descubra a mobilidade elétrica


A HISTÓRIA POR DETRÁS DO NOME

O nome do novo ŠKODA ENYAQ deriva do nome irlandês 'enya', que significa 'fonte de vida'. O próprio Enya vem da palavra gaélica irlandesa "Eithne", que significa "essência", "espírito" ou "princípio". Estes significados diferentes permitem perspectivas diferentes sobre o nome do novo SUV da ŠKODA. A 'fonte de vida' simboliza a entrada do fabricante de automóveis na nova era da mobilidade elétrica e está de acordo com a reivindicação da marca ŠKODA "Movidos pelo espírito inventivo - ideias inteligentes desde 1895". Representa um novo começo, que abraça a personalidade do ŠKODA ENYAQ e a paixão e força inovadora dos engenheiros ŠKODA para a criação do novo SUV eléctrico. Enya' é autêntica, cheia de carácter e viva, fácil de pronunciar e de recordar e enquadra-se perfeitamente no início de uma nova era na história de 125 anos da empresa. 

O ENYAQ segue a conhecida nomenclatura dos SUVs ŠKODA.

Tal como os modelos SUV KODIAQ, KAROQ e KAMIQ, que derivam da língua dos inuítes, habitantes do norte do Canadá e da Gronelândia, o a ŠKODA combina os futuros veículos totalmente eléctricos baseados na plataforma MEB com a língua irlandesa numa região lendária do norte. O 'E' no início do nome significa electromobilidade; o 'Q' no final cria uma clara ligação às virtudes de um SUV.

O ŠKODA ENYAQ é o primeiro veículo de produção em série da marca baseado no Conjunto de Ferramentas de Electrificação Modular (MEB) do Grupo Volkswagen e o próximo da série de mais de dez modelos eléctricos que serão lançados sob a sub-marca iV até ao final de 2022. Até 2025, a ŠKODA espera que os veículos e modelos totalmente eléctricos com accionamentos híbridos plug-in sejam responsáveis por 25% das vendas. Até 2021, o fabricante de automóveis terá investido dois mil milhões de euros no desenvolvimento de modelos eléctricos e de um ecossistema holístico e interligado para soluções de mobilidade modernas e amigas do ambiente.



Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias