PROTEJA-SE

Como permanecer em segurança durante o coronavírus?

Como permanecer em segurança durante o coronavírus?

30. 3. 2020

O mundo está a ser afetado pela pandemia global do novo coronavírus. O conselho mais simples para permanecer em segurança é ficar em casa. E se tivermos mesmo de ir a algum lado de automóvel? Siga este conselho.

A principal regra é minimizar o contacto com outras pessoas. Contudo, se necessitar de se deslocar, proteja-se. “De preferência, não vá a lado nenhum. Se tem de ir fazer alguma coisa, vá sozinho. Não partilhe o veículo com ninguém. Se tem de ir acompanhado, certifique-se de que a pessoa não apresenta sintomas de doença respiratória aguda. Utilize um respirador ou uma máscara facial. Certifique-se de que tem todas as informações de contacto dos restantes passageiros, para que os possa contactar caso venha a descobrir que está infetado”, recomenda Jana Parmová, Responsável Clínica na ŠKODA, destacando as regras básicas que todos devem seguir.

É importante ter em consideração que, apesar de o veículo poder funcionar como uma unidade de isolamento móvel que permite minimizar o contacto com outras pessoas nas deslocações indispensáveis como comprar comida, medicamentos ou outros bens essenciais, viajar de automóvel não está isento de riscos.

DESINFETAR

Se não pode evitar o contacto com outras pessoas e precisa de se deslocar no seu automóvel, preste atenção às medidas de higiene preventivas. “Desinfete todas as superfícies em que toca antes e depois da viagem, em especial se partilhar o veículo com alguém ou se der boleia”, afirma a Dra. Parmová.

ELEMENTOS DO HABITÁCULO QUE DEVE DESINFETAR

  • Volante
  • Alavanca de velocidades
  • Travão de estacionamento
  • Manípulos das portas
  • Controlos do rádio e infotainment
  • Alavancas de comando no volante (piscas, escovas limpa-vidros, limitador de velocidade)
  • Apoios de braço
  • Controlos de posição do banco
  • Moldura da porta 

O melhor produto para desinfetar o interior do veículo é isopropilo e um pano de microfibra.

Elementos do habitáculo que deve desinfetar

Realize esta limpeza de forma cuidadosa: todos se vão lembrar de desinfetar o volante, alavanca de velocidades, travão de estacionamento, manípulos das portas, controlos do rádio e infotainment, mas não se esqueça das alavancas de comando no volante (piscas, escovas limpa-vidros, limitador de velocidade), apoios de braço, controlos de posição do banco, molduras da portas e manípulos das portas exteriores ou manípulo da tampa da bagageira. Estes princípios são ainda mais importantes para os taxistas e outros condutores que transportam passageiros.

O que deve usar para desinfetar o veículo? A associação de consumidores Consumer Reports, por exemplo, aconselha a utilização de alguns dos produtos de limpeza que já utiliza em casa. Uma solução com, pelo menos, 70% de álcool é eficaz contra o coronavírus e o álcool isopropílico não vai danificar as principais superfícies do seu veículo. Na realidade, é o que os fabricantes automóveis e os seus subcontratados utilizam para desinfetar as peças. Para que possa ficar mais tranquilo, a associação de consumidores Consumer Reports refere que pode utilizar álcool para limpar os estofos dos bancos e outras superfícies macias do veículo. Contudo, tenha cuidado para não encharcar estes materiais.

O álcool não deve danificar os bancos em pele ou pele sintética, mas uma limpeza excessiva com álcool pode descolorar o material. Por isso, não esfregue demasiado os bancos e outras superfícies de pele. Além disso, depois de limpar, as superfícies em pele do veículo devem ser tratadas com produtos de proteção da pele.

ELEMENTOS EXTERIORES QUE DEVE DESINFETAR

  • Manípulos das portas
  • Moldura da porta
  • Manípulo da tampa da bagageira


Desinfete também todas as partes exteriores em que tenha tocado, especialmente os manípulos exteriores das portas ou o manípulo da tampa da bagageira. Estes princípios ganham ainda maior importância para os taxistas e outros condutores que transportam passageiros.

Nunca utilize água oxigenada, por exemplo, porque o mais provável é danificar as superfícies do veículo. Não utilize produtos de limpeza que contenham amoníaco nos ecrãs táteis do veículo, alerta a associação de consumidores Consumer Reports. Os panos de microfibra são ideais para limpar todas as superfícies e para todos os métodos de limpeza.

AS MÁSCARAS PROTEGEM OS OUTROS, OS RESPIRADORES SÃO PARA SUA PROTEÇÃO

Especialmente nos casos em que viaja com passageiros e um deles está em risco de ter estado em contacto com uma pessoa infetada, use equipamento de proteção, ou seja, máscaras e respiradores. A típica máscara de tecido não protege o utilizador contra o vírus, mas reduz significativamente o risco de o utilizador infetar outras pessoas. Por isso, uma máscara básica é um sinal de consideração em relação aos outros ocupantes do veículo e pode reduzir o risco de infeção. Para uma proteção adequada necessita de, pelo menos, respiradores de classe FFP3.

A propósito, os motoristas talvez ainda não se tenham apercebido, mas muitos deles têm uma máscara na caixa de primeiros socorros do seu veículo. Em alguns países europeus, as máscaras eram um elemento obrigatório; em alguns países continua a ser. Verifique a sua caixa de primeiros socorros, poderá encontrar uma máscara.


A Dra. Parmová aconselha também a arejar bem o veículo depois de proceder à limpeza. O arejamento está associado a outro conselho: limpe a unidade de ar condicionado. A sua limpeza por um profissional ajudará a reduzir o risco, podendo não eliminar o vírus, mas ter um sistema de aquecimento ou ar condicionado limpo representa menor risco de o vírus se fixar no sistema.

Jana Parmová - Médica Chefe na ŠKODA

ABASTECER EM SEGURANÇA

Se necessitar realmente de se deslocar com o seu veículo, é bastante provável que, mais cedo ou mais tarde, necessite de abastecer. Não se esqueça de ter muita atenção à higiene nas estações de serviço. Minimize o contacto com os funcionários. Se possível, opte por uma estação de serviço com abastecimento de autosserviço. Depois de abastecer o veículo, lave imediatamente as mãos ou desinfete-as com uma solução desinfetante para as mãos. Deverá ter uma quantidade suficiente desta solução no seu veículo.

Idealmente, use um dos métodos modernos para o pagamento de combustível: pagamento com cartão sem contacto ou telemóvel, por exemplo. Algumas estações de serviço permitem a utilização de métodos de pagamento sem contacto diretamente na bomba de abastecimento, para que não tenha de entrar na loja. A propósito, outra forma de reduzir o risco é comprovar que o depósito fica cheio, para que não precise de voltar à estação de serviço novamente.

Embora algumas medidas para a prevenção da disseminação do coronavírus possam parecer drásticas e excessivas, o cuidado e a atenção são imprescindíveis. Quanto mais respeitarmos estas medidas, mais reduzimos o risco de propagação da infeção, e mais depressa poderemos retomar a normalidade das nossas vidas. Seja respeitoso, minimize o contacto com outras pessoas e as deslocações de automóvel tanto quanto possível, não se esqueça de lavar bem as mãos e de usar desinfetante.


5 FORMAS PARA SE MANTER EM SEGURANÇA NO SEU VEÍCULO:

1. Se tiver de se descolar de automóvel, vá sozinho.
2. Se não puder ir sozinho, proteja-se a si e aos restantes passageiros com respiradores, ou, pelo menos, máscaras. Certifique-se de que tem os dados de contacto dos restantes passageiros.
3. Desinfete cuidadosamente o seu veículo. Tenha em atenção os locais onde toca com mais frequência. Não se esqueça de lavar as mãos!
4. Utilize equipamento de proteção: máscaras e respiradores. Poderá encontrar uma máscara na caixa de primeiros socorros do seu automóvel.
5. Abastecer em segurança. Sempre que possível, use métodos de pagamento sem contacto e aplicações móveis.

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias