Como manter os germes afastados do seu veículo?

Como manter os germes afastados do seu veículo?

Como manter os germes afastados do seu veículo?

30. 3. 2020

Numa investigação microbiológica, desenvolvida recentemente pela Universidade de Nottingham, os cientistas descobriram que o interior de um veículo está muitas vezes repleto de bactérias.

Durante este estudo, os cientistas recolheram nos veículos amostras dos manípulos das portas, volante, alavanca de velocidades e botões de controlo do rádio, bem como debaixo dos bancos e nos tapetes do veículo (onde muitas vezes são colocadas as compras do supermercado). As respetivas zaragatoas foram depois analisadas em laboratório.

O seu veículo parece limpo? Bem, talvez se possa surpreender ao descobrir a quantidade de germes que estão no interior do seu veículo. Mas não se assuste, temos algumas sugestões sobre como manter o interior do seu veículo limpo e pouco atrativo para os micróbios.

Para além dos vestígios de E. coli (causa frequente de desagradáveis problemas intestinais), foram detetados estafilococos nos manípulos das portas, volante e debaixo dos bancos. Foram identificados Bacillus cereus (provavelmente trazidos nos sapatos dos ocupantes e nas patas dos animais de estimação para o interior do veículo) nos manípulos das portas, alavanca de velocidades, tapetes do veículo e debaixo dos bancos. Talvez pense duas vezes antes de voltar a colocar as suas mercearias no piso do veículo.

 


Mas de que forma é que estes germes sobrevivem nestes locais? Bem, tente lembrar-se quantas vezes é que limpou o veículo no último mês e quando é que foi a última vez que entornou uma bebida ou deitou lixo para o piso do veículo. Já para não falar nas viagens que realizou com o seu animal de estimação, caso tenha algum. Claro que isto merece a nossa preocupação, mas não há motivo para alarme extremo. O lado bom é que é muito fácil resolver este pequeno problema!

Vamos começar pelo ar condicionado, a partir do qual as bactérias se podem propagar facilmente pelo ar que respiramos. É importante realizar uma manutenção frequente do ar condicionado do seu veículo. Os filtros de ar do sistema podem transformar-se num depósito de microrganismos, pelo que devem ser substituídos todos os anos. “O tempo de vida útil de um filtro depende das condições de funcionamento. Se conduz em ambientes com muito pó e com smog, o seu tempo será mais reduzido”, explica Karel Starý, Responsável do Serviço Após Venda da ŠKODA. Deve procurar desinfetar o seu veículo, pelo menos, duas vezes por ano. Para realizar uma limpeza profunda e cuidada, recomendamos que solicite os serviços dos profissionais de limpeza de veículos.

“Quando substituir os filtros, é importante que utilize peças sobressalentes de elevada qualidade. Existem muitos componentes defeituosos disponibilizados por outros fabricantes no mercado de pós-venda automóvel. Não se limita apenas ao material de filtragem, mas também, por exemplo, ao material de vedação. Um filtro sem um vedante eficiente é inútil. Por esse motivo, recomendo a instalação da gama de peças Genuínas ou Económicas da ŠKODA”, refere Karel Starý. Como pode saber se é o momento de realizar a manutenção? Um bom sinal é quando verificar uma película de textura gordurosa no embaciamento do vidro para-brisas. Os cheiros desagradáveis indicam que é o momento de refrescar o interior, desinfetar as superfícies de contacto, bem como substituir os filtros de pólen e de pó.


“Se o seu ar condicionado estiver muito sujo, recomendamos uma limpeza profunda no seu concessionário ou parceiro de manutenção autorizado ŠKODA,” aconselha o especialista. “O método de limpeza intensiva vai destruir com eficácia todos os microrganismos e eliminar os odores desagradáveis. Outra vantagem de uma boa limpeza profissional é o efeito duradouro.”

Por fim, mas não menos importante, o ambiente mais óbvio de desenvolvimento de bactérias é o piso. Certifique-se de que aspira o seu veículo com regularidade e não deixe lixo ou alimentos no piso.

CINCO SUGESTÕES PARA MANTER O SEU VEÍCULO LIMPO

1. Tenha sempre uma embalagem de toalhitas húmidas para automóvel à mão e limpe regularmente o volante e o painel de instrumentos. As toalhitas higiénicas de desinfeção também são uma boa alternativa.

2. Use os suportes para bebidas para evitar derramamentos.

3. Evite comer aperitivos que façam muitas migalhas no interior do veículo. Para além de manter o seu veículo limpo, evitará a atração de formigas e de outros insetos.

4. Compre um tabuleiro de comida específico para usar no veículo e incentive os passageiros a utilizá-lo sempre que comerem no interior do veículo. O tabuleiro ajuda a pousar a comida e também serve para amparar as migalhas e os derramamentos.

5. Tenha um saco para o lixo pequeno ou um saco de papel à mão e aspire o seu veículo regularmente.

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias