ŠKODA CITIGO e iV

ŠKODA CITIGOe iV

ŠKODA CITIGOe iV

23. 5. 2019

Zero emissões, ágil e espaçoso, apesar das suas dimensões compactas, o ŠKODA CITIGOe iV é um veículo perfeito para cidades modernas.

Sendo o primeiro veículo ŠKODA de produção em série, o automóvel citadino de quatro lugares é propulsionado exclusivamente por um motor elétrico de 83 cv (61 kW). Isto significa que o CITIGOe iV é propulsionado não só puramente por uma bateria, mas também sem gerar quaisquer emissões. A bateria de iões de lítio de 36,8 kWh proporciona uma autonomia de 265 km no ciclo WLTP – o que significa que o CITIGOe iV está perfeitamente equipado para o trânsito em cidades modernas.

Zero emissões, ágil e espaçoso, apesar das suas dimensões compactas, o ŠKODA CITIGOe iV é um veículo perfeito para cidades modernas. Apesar de ter apenas 3597 mm de comprimento e 1645 mm de largura, o ŠKODA mais pequeno oferece igualmente um interior espaçoso para quatro passageiros e uma bagageira com uma capacidade de 250 l. A bagageira pode ser facilmente aumentada para os 923 l ao rebater os bancos traseiros. O CITIGOe iV de tração dianteira é o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da ŠKODA e apresenta um motor elétrico com uma potência de 83 cv (61 kW). O binário máximo de 210 Nm – que é relativamente alto devido ao conceito de propulsão – está disponível de imediato, tal como é habitual no caso dos motores elétricos. Por conseguinte, a breve irrupção dos 60 aos 100 km/h demora 7,6 segundos, ao passo que o CITIGOe iV consegue uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 12,5 segundos. A sua velocidade máxima é de 130 km/h.

Bateria

Uma autonomia de 265 km e carregamento da bateria até aos 80 por cento em apenas 1 hora

O ŠKODA CITIGOe iV é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 60 Ah com uma capacidade de 36,8 kWh. A bateria no piso do chassis mede 1,1 x 1,7 m e tem apenas uma altura de 0,3 m. Consiste num total de 168 células e proporciona uma autonomia de 265 km no ciclo WLTP. Uma vez descarregada, a bateria pode ser recarregada até 80 por cento numa 1 hora através de um cabo de carga CCS (Combined Charging System – Sistema de Carga Combinado em português) ligado a um carregador rápido de corrente contínua de 40 kW.

Utilizando uma estação de carga doméstica CA de 7,2 kW, a bateria é carregada até 80 por cento em 4 horas e 8 minutos, ou 12 horas e 37 minutos através de uma estação de carga doméstica de 2,3 kW. Tanto o Sistema de Carga Combinado como o cabo necessário para o carregamento CA vêm de série na variante do nível de equipamento Style e está disponível como opção para o ŠKODA CITIGOe iV Ambition. Se esta opção de carregamento não estiver disponível, a bateria do ŠKODA CITIGOe iV também pode ser recarregada através de uma tomada doméstica convencional.


Exterior

Identificável pela sua grelha do radiador ŠKODA na cor da carroçaria

A ŠKODA oferece o CITIGOe iV exclusivamente na versão de 5 portas nos níveis de equipamento Ambition e Style. O primeiro ŠKODA totalmente elétrico tem um aspeto visivelmente diferente em relação aos modelos CITIGO com motores de combustão, especialmente à frente. A grelha do radiador habitual da ŠKODA é da mesma cor que a carroçaria; o para-choques dianteiro por baixo da grelha foi igualmente redesenhado. O automóvel vem com faróis de nevoeiro e luzes de circulação diurna em LED de série; a função cornering é opcional. Os indicadores de direção estão integrados nas caixas dos espelhos retrovisores exteriores pretos ou da cor da carroçaria. Tal como outros modelos da Marca, a tampa da bagageira do automóvel exibe "ŠKODA" em letras maiúsculas.

De fora, o CITIGOe iV também pode ser identificado pelo emblema CITIGOe na traseira. O ŠKODA CITIGOe iV Ambition vem de série com jantes de aço de 14 polegadas, incluindo tampões de roda Indus e pneus 165/70 R14. As jantes de liga leve de dois tons Scorpius de 16 polegadas, com realces pretos e pneus 185/50 R16, estão disponíveis como opção e de série para o CITIGOe iV Style. As jantes Scorpius também estão disponíveis em prateado. No que respeita aos acabamentos de pintura, é possível optar entre quatro cores padrão – branco Candy, vermelho Tornado, amarelo Sunflower e, exclusivamente para o ŠKODA CITIGO, verde Kiwi. As cores metalizadas preto Deep Pearlescent, azul Crystal e prata Tungsten completam o leque de acabamentos.

Interior

Interior com novo painel de instrumentos

O interior do ŠKODA CITIGO também foi remodelado para a versão iV. O painel de instrumentos preto e a área por cima – a preto no nível de equipamento Ambition e a prateada nos modelos Style – foram redesenhados. O equipamento de série inclui vidros dianteiros elétricos, Climatronic, fecho centralizado remoto, o rádio Swing II e a estação de acoplamento Move&Fun para smartphones no painel de instrumentos. Através da aplicação Move&Fun, pode ser utilizado um telemóvel como visor adicional para os dados do veículo, para reproduzir multimédia ou como sistema de navegação. Para além disso, o CITIGOe iV vem com novos serviços móveis online para a aplicação, permitindo que a bateria ou o ar condicionado sejam acedidos remotamente. Adicionalmente, o CITIGOe iV vem equipado com Lane Assist (assistente de manutenção de faixa) e apresenta airbags frontais, bem como airbags de cabeça e tórax para os bancos dianteiros.

O nível de equipamento Style vem com iluminação ambiente no painel de instrumentos, espelhos retrovisores exteriores aquecidos e ajustáveis eletricamente, bem como com o pacote de pormenores em couro, que inclui um volante, punho da alavanca da caixa das velocidades e alavanca do travão de mão em couro. Os bancos dianteiros são ajustáveis em altura e exibem estofos em tecido de alta qualidade; os puxadores das portas apresentam elementos decorativos cromados. Existe a opção de um pacote Comfort que oferece bancos dianteiros aquecidos, quatro altifalantes adicionais e sensores de estacionamento na traseira. Um pacote de inverno também está disponível em exclusivo para o CITIGOe iV Style. Além dos bancos dianteiros aquecidos, este inclui também vidro atérmico para o para-brisas e um sensor de chuva e luz, incluindo uma função Coming/Leaving-Home animada. A lista de opções inclui igualmente um piso falso ajustável na bagageira, cruise control e vidro "Sunset" fumado para o vidro traseiro e vidros laterais traseiros, por exemplo.

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias