Há 116 anos a ŠKODA entrou nas pistas e até hoje tem conquistado vitórias importantes para o seu percurso, neste que é um desporto que conquista vários admiradores em todo o mundo.
O Campeonato WRC2 de 2018 constitui a época de maior sucesso da ŠKODA no Motorport. Mas para chegar onde está, existe um longo caminho que a Marca percorreu até hoje. Venha daí relembrar alguns clássicos que participam na sua história.
O primeiro automóvel produzido por Laurin & Klement foi também o primeiro a participar em corridas. Depois das bicicletas e das motocicletas , a Marca provou que os seus produtos não são apenas de confiança mas também conseguem ir ao encontro da velocidade.
Depois do sucesso do ŠKODA POPULAR foram produzidas versões conversível, coupé e roadster. A versão MC Coupé foi um atrativo do Salão Automóvel de Paris de 1936.
Um Speedster que já foi o carro de corrida mais rápido da Checoslováquia hoje é o único sobrevivente de 4 exemplares construídos.
Um protótipo de dois lugares que apesar do seu pequeno motor conseguia atingir os 200km/h e mostrar as boas capacidades de corrida. Um clássico que tinha capacidades para competir contra veículos desportivos da Itália, Grã-Bretanha e Alemanha.
Os modelos super desportivos 180 RS e 200 RS foram desenvolvidos com o objetivo de competir em corridas com maior prestígio e representam, portanto, a entrada da ŠKODA no Rali de primeira classe. O ŠKODA 200 RS tinha uma velocidade máxima de 210km/h.
Foi apelidado de “o Porsche do Oriente” e, nos anos 70, foi considerado o veículo de Rali mais bem sucedido da sua classe. Participou no WRC, em corridas de circuito e no Campeonato Europeu de Rali (o qual acabou por vencer dentro da sua categoria).
Foi com este veículo que a ŠKODA continuou a subir no Motorsport: o OCTAVIA WRC foi o primeiro automóvel de Rali com tração às quatro rodas e o primeiro equipado com motor turboalimentado. Foi também o primeiro veículo ŠKODA de Rali conduzido por Jan Kopecký.
Com o FABIA WRC surge a primeira geração de veículos (a segunda geração tem como “representante” o FABIA R5). Este atleta foi conduzido por Harri Rovanperä (pai do atual piloto da Kalle Rovanperä) no Campeonato Mundial de Ralis em 2006.