Clique para Voltar!
Voltar à página principalTodas as características que sempre procurou
O ŠKODA SUPERB tem como objetivo principal a segurança sem concessões. Para além dos sistemas de segurança já descritos, as características seguintes estão disponíveis de série ou como opção para o SUPERB:
› Pontos de fixação Isofix e Top Tether para fixar uma cadeira de criança na segunda fila de bancos. O sistema Isofix também está disponível para o banco do passageiro dianteiro.
› Crew Protect Assist para proteger o espaço à volta do condutor e do passageiro dianteiro em caso de colisão, tensionando os cintos de segurança e fechando os vidros elétricos e o teto panorâmico controlado eletricamente.
› Travão multicolisão para evitar, após uma colisão, o posterior descontrolo do veículo, acionando os travões e reduzindo deste modo o risco de múltiplas colisões.
› O limitador de velocidade, ao contrário do cruise control, que mantém uma velocidade definida, permite ao condutor viajar a qualquer velocidade até, mas não mais do que, o valor predefinido.
› ABS para impedir o bloqueio das rodas durante uma travagem de emergência ou travagens em pisos escorregadios.
› Assistente de travagem que aumenta a pressão de travagem para ajudar o condutor a travar em situações que exigem uma travagem de emergência. Esta funcionalidade permite reduzir significativamente a distância de travagem necessária.
› MSR para compensar o efeito de travagem das rodas motrizes, suscetível de ocorrer quando o condutor desacelera em pisos lisos.
› ASR que assegura um progressivo arranque e aceleração para evitar derrapagens em superfícies escorregadias.
› EDL ajuda a não perder a tração nas acelerações ou em subidas com pouca aderência numa das rodas motrizes.
› XDS+ ajuda o condutor em curvas apertadas e garante que o veículo se comporta de forma neutra durante as curvas dinâmicas. A eletrónica de controlo simula essencialmente a presença de um diferencial autobloqueante para melhorar a dinâmica de tração e condução durante as curvas. Como resultado, o veículo irá curvar de forma muito mais segura e natural do que antes.
› Monitorização da pressão dos pneus TPM+ mantém o condutor sempre informado da pressão dos pneus.
› Hill-Hold Control (controlo de arranque em subidas) opcional, para ajudar o condutor a arrancar de forma segura em subidas. O sistema é automaticamente ativado em subidas com inclinação igual ou superior a cinco graus e permite um arranque fácil e seguro sem necessidade de recorrer ao travão de mão. O sistema evita que o veículo descaia ou que o motor se desligue.
› Luzes de travagem intermitentes para reduzir o risco de colisão traseira, nomeadamente na aproximação de zonas com congestionamentos em autoestradas ou em travagens bruscas perante obstáculos imprevistos.
O ŠKODA SUPERB está disponível com embraiagem multidisco controlada eletronicamente. Estão disponíveis dois motores, com tração integral de última geração, o 2.0 TSI/272 cv (200 kW) e o 2.0 TDI/190 cv (140 kW), garantindo uma dinâmica de condução ótima, o mais elevado nível de segurança ativa e um consumo económico.
A distribuição do binário pelas quatro rodas é automática e depende do ambiente de condução. O binário ideal para o eixo traseiro é calculado pela unidade de controlo. Os ajustes são feitos pela pressão variável nos discos da embraiagem.
Com molas helicoidais mais curtas e amortecedores desportivos afinados, o chassis desportivo 15 mm mais baixo oferece uma extraordinária capacidade de resposta e propriedades de condução dinâmicas.
Esta característica proporciona ao ŠKODA SUPERB uma melhor manobrabilidade e agilidade nas curvas. A direção progressiva altera a relação, consoante o ângulo de viragem da roda. A direção progressiva está disponível apenas em combinação com um chassis desportivo ou controlo do chassis dinâmico.
O kit de reparação de pneus padrão pode ser substituído opcionalmente por uma roda suplente de aço temporária de 16" ou 18".
A ideia do sistema Start-Stop é desligar o motor sempre que não haja necessidade de este estar a funcionar, uma característica particularmente prática num ambiente urbano, onde reduz significativamente o consumo de combustível. O sistema Start-Stop é ativado automaticamente após o arranque do motor e pode ser desligado manualmente em qualquer altura.
O que acontece quando a energia é recuperada? A energia cinética é transformada em eletricidade utilizável, a qual é armazenada na bateria ou utilizada nos sistemas elétricos. Durante a travagem com o motor, o alternador fornece a eletricidade aos aparelhos e recarrega a bateria. Isto reduz o consumo de combustível que de outra forma seria usado para estas tarefas.
Um dos modos oferecidos pelo sistema Driving Mode Select é o Eco – um modo para condutores com consciência ambiental que fazem da condução económica uma prioridade. Uma funcionalidade específica do modo Eco é o modo coasting em veículos com transmissão DSG automática. O modo coasting é usado quando conduz sem o seu pé sobre o acelerador.
A escolha certa da relação de transmissão pode poupar combustível e aumentar o conforto de condução. Velocidades mais baixas do motor equivalem a um menor consumo de combustível e a um funcionamento mais silencioso do motor. Os símbolos no canto superior direito do ecrã confirmam que a mudança atual está correta ou recomendam a mudança para cima ou para baixo.