O Front Assist é um sistema de alerta de colisão. Numa situação de colisão inevitável, este sistema aciona os travões para minimizar as consequências. Efetua também uma travagem de emergência se um peão ou ciclista se atravessar à frente do veículo.
Numa situação crítica em que o Front Assist intervém acionando os travões e o condutor indica que está a tomar medidas evasivas pela forma como move o volante, o Assistente de prevenção de colisão efetua intervenções direcionadas para ajudar a contornar o obstáculo.
O Assistente de viragem, integrado na assistência à frente, foi concebido para monitorizar um veículo que se aproxima quando estiver a virar para a esquerda (numa unidade com volante à esquerda), por exemplo quando estiver num cruzamento. Em caso de perigo imediato, imobiliza o veículo completamente e desencadeia o sinal de aviso.
Através de dois sensores de radar na traseira, o sistema Side Assist consegue detetar os veículos que se aproximam por trás ou aqueles que se encontram na zona de ângulo morto do condutor. Essa indicação é-lhe transmitida através de um sinal LED integrado no interior das caixas dos espelhos retrovisores exteriores. O Side Assist pode detetar veículos até 70 m de distância e, deste modo, alertá-lo de forma eficaz para situações de perigo em autoestradas e vias de dois sentidos.
Este novo dispositivo de segurança é outra das funções complementares do Side Assist. O aviso de saída adverte-o visual e acusticamente, assim como a outros passageiros, quando, por exemplo, sai de um carro estacionado em paralelo, se a abertura da porta puder resultar em colisão com outro veículo, ciclista ou trotineta elétrica. O Aviso de Saída faz uso dos radares traseiros do Side Assist e monitoriza a área atrás e ao longo dos lados do veículo até uma distância de 35 m.
O sistema estica antecipadamente os cintos de segurança dianteiros em caso de colisão iminente ou em situações de condução instável e também atua juntamente com o ESC fechando quase completamente as janelas laterais a fim de evitar a penetração de objetos estranhos no veículo. O sistema funciona com os radares frontal e traseiro e o sensor de rollover.
Se um OCTAVIA BREAK RS estiver envolvido num acidente e os airbags forem ativados, poderá permanecer em movimento e causar outro acidente. É aqui que entra em ação o Travão Multicolisão, imobilizando o veículo de modo a evitar uma colisão em cadeia.