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ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO OCTAVIA COMBI iV

Dimensões do automóvel


Segurança

Características de segurança

O ŠKODA OCTAVIA iV tem tudo que ver com segurança, sem comprometimento. Para além dos sistemas de segurança já descritos, as características seguintes estão disponíveis de série ou como opção:

› Pontos de fixação Isofix e Top Tether para fixar uma cadeira de criança na segunda fila de bancos. O sistema Isofix também está disponível para o banco do passageiro dianteiro.

› O limitador de velocidade, ao contrário do cruise control, que mantém uma velocidade definida, permite ao condutor viajar a qualquer velocidade até, mas não mais do que, o valor predefinido.

› ABS para impedir o bloqueio das rodas durante uma travagem de emergência ou travagens em pisos escorregadios.

› Ao aumentar a pressão de travagem, o assistente de travagem HBA ajuda os condutores em situações que exigem uma travagem de emergência. Esta funcionalidade permite reduzir significativamente a distância de travagem necessária.

› EBD otimiza, automaticamente, a pressão de travagem e o equilíbrio de travagem geral e evita a travagem excessiva das rodas traseiras.

› MSR para compensar o efeito de travagem das rodas motrizes, suscetível de ocorrer quando o condutor desacelera em pisos lisos.

› ASR que assegura um progressivo arranque e aceleração para evitar derrapagens em superfícies escorregadias.

Características de segurança O ŠKODA OCTAVIA COMBI iV tem tudo que ver com segurança, sem comprometimento. Para além dos sistemas de segurança já descritos, as características seguintes estão disponíveis de série ou como opção:

› Pontos de fixação Isofix e Top Tether para fixar uma cadeira de criança na segunda fila de bancos. O sistema Isofix também está disponível para o banco do passageiro dianteiro.

› O limitador de velocidade, ao contrário do cruise control, que mantém uma velocidade definida, permite ao condutor viajar a qualquer velocidade até, mas não mais do que, o valor predefinido.

› ABS para impedir o bloqueio das rodas durante uma travagem de emergência ou travagens em pisos escorregadios.

› Ao aumentar a pressão de travagem, o assistente de travagem HBA ajuda os condutores em situações que exigem uma travagem de emergência. Esta funcionalidade permite reduzir significativamente a distância de travagem necessária.

› EBD otimiza, automaticamente, a pressão de travagem e o equilíbrio de travagem geral e evita a travagem excessiva das rodas traseiras.

› MSR para compensar o efeito de travagem das rodas motrizes, suscetível de ocorrer quando o condutor desacelera em pisos lisos.

› ASR que assegura um progressivo arranque e aceleração para evitar derrapagens em superfícies escorregadias.

› EDL ajuda a não perder a tração nas acelerações ou em subidas com pouca aderência numa das rodas motrizes.

› TSA opera quando o veículo está equipado com dispositivo de reboque original com unidade de controlo própria. O sistema funciona sob o princípio de travagem de uma ou mais rodas e reduz, simultaneamente, o binário do motor, conforme necessário. O sistema TSA intervém e ajuda a estabilizar o automóvel e o reboque.

› XDS+ ajuda o condutor em curvas apertadas e garante que o veículo se comporta de forma neutra durante as curvas dinâmicas. A eletrónica de controlo simula essencialmente a presença de um diferencial autobloqueante para melhorar a dinâmica de tração e condução durante as curvas. Como resultado, o veículo irá curvar de forma muito mais segura e natural do que antes.

› Monitorização da pressão dos pneus TPM+ mantém o condutor sempre informado da pressão dos pneus.

› Hill-Hold Control (controlo de arranque em subidas) opcional, para ajudar o condutor a arrancar de forma segura em subidas. O sistema é automaticamente ativado em subidas com inclinação igual ou superior a cinco graus e permite um arranque fácil e seguro sem necessidade de recorrer ao travão de mão. O sistema evita que o automóvel descaia ou que o motor se desligue.

› Luzes de travagem intermitentes para reduzir o risco de colisão traseira, nomeadamente na aproximação de zonas com congestionamentos em autoestradas ou em travagens bruscas perante obstáculos imprevistos.

Grupo motopropulsor

Motor híbrido plug-in

O ŠKODA OCTAVIA iV utiliza tecnologia híbrida plug-in avançada, acoplando o motor a gasolina convencional 1,4 TSI/110 kW a um motor elétrico de 85 kW que proporciona condução puramente elétrica e modo híbrido combinando ambos os motores. Juntos, geram uma potência de saída total de 150 kW e têm um binário máximo de 350 Nm.

Uma terça parte do sistema abarca a bateria de iões de lítio de 13 kWh no chão em frente ao eixo traseiro. A sua capacidade bruta de 13 kWh corresponde a uma capacidade líquida de 10,4 kWh.

Motor híbrido plug-in
Carregamento da bateria

A bateria de iões lítio do OCTAVIA COMBI iV pode ser recarregada de três formas:

› Através de corrente alternada (CA) – quer a partir de uma tomada regular, ou através de wallbox e estação de carregamento público para carregamento mais rápido.

› Através de motor de combustão interna – pode carregar a bateria ou manter o seu estado de carga enquanto conduz. O estado de carga exigido da bateria pode ser ajustado manualmente.

› Através da recuperação de energia de travagem – alguma da energia cinética é recuperada durante a travagem através da regeneração de energia de travagem. Depois é armazenada de novo na bateria.

O conector para carregamento da bateria está oculto atrás de uma aba na asa do lado do condutor.

Carregamento da bateria
Sistema shift-by-wire

O OCTAVIA iV, através da sua DSG de 6 velocidades automática de série, dispõe de um sistema shift-by-wire. A nova alavanca de mudanças não tem uma ligação mecânica fixa à caixa de velocidades DSG. Ao invés disso, a mudança ocorre de forma puramente eletrónica. Isto significa que pode mudar de mudança com o seletor elegante com o mais suave dos toques.

Sistema shift-by-wire
Depósito de gasolina

Aos 40 litros, o depósito de gasolina do OCTAVIA iV é 5 litros mais pequeno do que o depósito em modelos com motor de combustão interna de série.