Clique para Voltar!
Voltar à página principalO Front Assist é um sistema de segurança de alerta de colisão. Face a uma colisão inevitável, aplica os travões para minimizar as consequências. Também efectua uma paragem de emergência se um peão ou ciclista tentar atravessar perigosamente o caminho do carro.
Numa situação crítica em que o Front Assist intervém por travagem e o condutor indica que está a tomar medidas evasivas através da forma como move o volante, o Collision Avoidance Assist faz intervenções direccionadas na direcção para ajudar a conduzir à volta do obstáculo.
O assistente de curvas Turn Assist, fornecido como parte do assistente dianteiro Front Assist, foi concebido para monitorizar um veículo a circular no sentido contrário quando virar à esquerda (em condução à esquerda), por exemplo, num cruzamento. Se houver perigo imediato, o assistente imobiliza o automóvel por completo e emite um sinal de aviso.
Graças a dois sensores de radar na traseira do automóvel, o sistema de assistência lateral Side Assist deteta automóveis que se aproximam por trás ou que se encontram no ângulo morto do automóvel. Esta situação é-lhe comunicada através de um sinal LED no interior das capas dos espelhos retrovisores exteriores. O Side Assist consegue detetar automóveis que se encontrem até 70 m de distância e, deste modo, alertar de forma eficaz em situações de perigo em estradas e vias de dois sentidos.
Esta nova característica de segurança é outra das funções complementares da Side Assist. O Aviso de Saída avisa visual e acusticamente a si e a outros passageiros, quando, por exemplo, sair de um carro estacionado em paralelo, se a abertura da porta puder resultar numa colisão com outro veículo, um ciclista ou uma lambreta eléctrica. O Aviso de Saída faz uso dos radares traseiros da Side Assist e monitoriza a área atrás e ao longo dos lados do carro até uma distância de 35 m.
O sistema coloca pré-tensão nos cintos dos bancos dianteiros perante uma colisão iminente ou em situações de condução instável e trabalha em conjunto com o ESC (controlo eletrónico da estabilidade) para fechar quase totalmente as janeiras laterais para evitar que objetos estranhos entrem no automóvel. O sistema trabalha em conjunto com os radares dianteiros e fronteiros e o sensor de capotamento.
Se um OCTAVIA estiver envolvido num acidente e os airbags estiverem ativos, este poderá continuar em marcha e causar outro acidente. É nesta situação que entra o travão multicolisão, paralisando o automóvel e evitando assim múltiplas colisões.