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ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS NOVO OCTAVIA BREAK AMBITION

Dimensões

 

Segurança

Características de segurança

O ŠKODA OCTAVIA tem como objetivo principal a segurança sem concessões. Para além dos sistemas de segurança já descritos, as características seguintes estão disponíveis de série ou como opção para o OCTAVIA:

› Pontos de fixação Isofix e Top Tether para fixar uma cadeira de criança na segunda fila de bancos. O sistema Isofix também está disponível para o banco do passageiro dianteiro.

Crew Protect Assist para proteger o espaço à volta do condutor e do passageiro dianteiro em caso de colisão, tensionando os cintos de segurança e fechando os vidros elétricos e o teto panorâmico controlado eletricamente.

› Travão multicolisão para evitar, após uma colisão, o posterior descontrolo do veículo, acionando os travões e reduzindo deste modo o risco de múltiplas colisões.

› O limitador de velocidade, ao contrário do cruise control, que mantém uma velocidade definida, permite ao condutor viajar a qualquer velocidade até, mas não mais do que, o valor predefinido.

ABS para impedir o bloqueio das rodas durante uma travagem de emergência ou travagens em pisos escorregadios.

Assistente de travagem que aumenta a pressão de travagem para ajudar o condutor a travar em situações que exigem uma travagem de emergência. Esta funcionalidade permite reduzir significativamente a distância de travagem necessária.

MSR para compensar o efeito de travagem das rodas motrizes, suscetível de ocorrer quando o condutor desacelera em pisos lisos.

ASR que assegura um progressivo arranque e aceleração para evitar derrapagens em superfícies escorregadias.

EDL ajuda a não perder a tração nas acelerações ou em subidas com pouca aderência numa das rodas motrizes.

XDS+ ajuda o condutor em curvas apertadas e garante que o veículo se comporta de forma neutra durante as curvas dinâmicas. A eletrónica de controlo simula essencialmente a presença de um diferencial autobloqueante para melhorar a dinâmica de tração e condução durante as curvas. Como resultado, o veículo irá curvar de forma muito mais segura e natural do que antes.

Monitorização da pressão dos pneus TPM+ mantém o condutor sempre informado da pressão dos pneus.

Hill-Hold Control (controlo de arranque em subidas) opcional, para ajudar o condutor a arrancar de forma segura em subidas. O sistema é automaticamente ativado em subidas com inclinação igual ou superior a cinco graus e permite um arranque fácil e seguro sem necessidade de recorrer ao travão de mão. O sistema evita que o veículo descaia ou que o motor se desligue.

Luzes de travagem intermitentes para reduzir o risco de colisão traseira, nomeadamente na aproximação de zonas com congestionamentos em autoestradas ou em travagens bruscas perante obstáculos imprevistos.

Condução e direcção

Tração integral

O ŠKODA OCTAVIA está disponível com embraiagem multidisco controlada eletronicamente. Estão disponíveis dois motores, com tração integral de última geração, o 2.0 TSI/140 kW, 2.0 TDI/110 kW e 2.0 TDI/140 kW, garantindo uma dinâmica de condução ótima, o mais elevado nível de segurança ativa e um consumo económico.

A distribuição do binário pelas quatro rodas é automática e depende do ambiente de condução. O binário ideal para o eixo traseiro é calculado pela unidade de controlo. Os ajustes são feitos pela pressão variável nos discos da embraiagem.


Tração integral
Controlo Dinâmico de Chassis com Driving Mode Select

Para o máximo prazer de condução, o OCTAVIA pode ser equipada com Controlo Dinâmico de Chassis, incorporando a Selecção do Modo de Condução. Como tal, o automóvel oferece vários modos que alteram tanto a rigidez dos amortecedores como outros ajustes do veículo. Reconfigurar o automóvel de um modo confortável e relaxado para um ajuste dinâmico e desportivo é tão fácil como premir um botão.

O Controlo Dinâmico de Chassis monitoriza, avalia e responde continuamente ao comportamento de condução actual (travagem, aceleração, viragem) e adapta as características de amortecimento em função do modo definido para cada roda individualmente e independentemente.

Controlo Dinâmico de Chassis com Driving Mode Select
Chassis desportivo

Com molas helicoidais mais curtas e amortecedores desportivos afinados, o chassis desportivo 15 mm mais baixo oferece uma extraordinária capacidade de resposta e propriedades de condução dinâmicas.

Pacote Rough-Road

A protecção do chassis pode ser ainda mais reforçada graças a:
› A opção de um chassis elevado, que aumenta a distância ao solo em 15 mm.

› A opção do pacote Rough-Road, que também inclui características técnicas tais como diferentes molas e afinação dos amortecedores e da placa de derrapagem do eixo traseiro.

Sistema Shift-by-wire

O OCTAVIA é o primeiro modelo ŠKODA a incluir um sistema shift-by-wire na sua versão com uma transmissão automática. O novo seleccionador de mudanças não tem uma ligação mecânica fixa à caixa de velocidades DSG. Em vez disso, a mudança de velocidades realiza-se de uma forma puramente eletrónica.

Sistema Shift-by-wire
Direcção progressiva

Esta característica proporciona ao ŠKODA OCTAVIA uma melhor manobrabilidade e agilidade nas curvas. A direção progressiva altera a relação, consoante o ângulo de viragem da roda.

Roda suplente

O kit de reparação de pneus padrão pode ser substituído opcionalmente por
› uma roda suplente de aço temporária de 16" 
› uma roda suplente de aço de 16" 
› uma roda suplente de aço de 18" com economia de espaço

Roda suplente
Roda suplente