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Tal como o nome sugere, esta funcionalidade limita a velocidade máxima do veículo. Os condutores podem configurar uma velocidade máxima entre 30 e 210 km/h e manter os olhos na estrada. Ao contrário do cruise control, que mantém uma velocidade definida, o limitador de velocidade permite que o condutor conduza a qualquer velocidade até ao valor predefinido, sem nunca o exceder. Por motivos de segurança, esta funcionalidade está temporariamente desativada durante o kick-down (quando o pedal do acelerador é carregado a fundo).
Outras características de segurança O novo ŠKODA KODIAQ é sinónimo de segurança sem compromisso.
Além dos sistemas de segurança já descritos, as seguintes funcionalidades estão disponíveis de série ou como opção para o KODIAQ:
› O ABS evita o bloqueio das rodas durante uma travagem de emergência ou durante uma travagem em superfícies escorregadias.
› Ao aumentar a pressão de travagem, o assistente de travagem ajuda o condutor em situações nas quais é necessário realizar uma travagem de emergência. Esta situação pode levar a uma redução significativa da distância de travagem necessária.
› O MSR contraria a ação de bloqueio das rodas motrizes, que pode ocorrer quando o condutor desacelera num piso suave.
› O ASR garante um arranque e aceleração suaves, sem que as rodas patinem em superfícies escorregadias.
› O EDL aumenta a aceleração ou a impulsão em subida em resposta a baixa tração numa das rodas motrizes.
> O XDS+ ajuda o condutor em curvas apertadas, garantindo que o veículo se comporta de forma neutra em curvas dinâmicas. Basicamente, o sistema eletrónico de controlo simula a presença de um diferencial autoblocante para aumentar a tração e a dinâmica de condução nas curvas. Como resultado, o veículo fará as curvas de forma muito mais segura e natural do que anteriormente.
› A monitorização eletrónica da pressão dos pneus mantém o condutor constantemente informado sobre a pressão dos pneus.
> O Hill-Hold Control (assistente de controlo de arranque em subida) opcional ajuda o condutor a arrancar em subida, com segurança. O sistema ativa-se em inclinações de cinco graus ou mais, garantindo o arranque fácil e seguro em subida, sem ter de utilizar o travão de mão. O sistema evita que o automóvel descaia ou vá abaixo.
› As luzes de travão intermitentes reduzem o risco de uma colisão traseira, principalmente ao aproximar-se de congestionamentos em autoestradas ou em caso de uma travagem brusca perante um obstáculo inesperado.
O novo ŠKODA KODIAQ está disponível com a mais recente versão da inovadora embraiagem multidisco controlada eletronicamente.
Estão disponíveis quatro motorizações (1.4 TSI/150 cv, 2.0 TSI/280 cv, 2.0 TDI/150 cv e 2.0 TDI/190 cv) com tração integral de última geração, garantindo uma dinâmica de condução ideal, o maior nível de segurança ativa e um consumo económico.
A distribuição do binário às quatro rodas é automática e depende do ambiente de condução. O binário ideal para o eixo traseiro é calculado pela unidade de comando. Os ajustes são feitos por pressão variável nas placas da embraiagem.
Esta tecnologia significa que o segundo e terceiro cilindros são temporariamente desligados. Em modo de dois cilindros, o motor funciona de um modo mais eficiente. Consoante o estilo de condução, esta tecnologia pode reduzir o consumo em mais de 0,5 l/100 km. A tecnologia ACT é ativada com um regime do motor entre 1400 e 4000 rpm, um binário entre 25 e 100 Nm e velocidades até 130 km/h.
A ideia do Sistema Start-Stop é a de desligar o motor sempre que não houver necessidade de este estar em funcionamento, uma funcionalidade particularmente útil num ambiente urbano, onde reduz significativamente o consumo de combustível. O sistema Start-Stop é ativado automaticamente depois de ligar o motor e pode ser desligado manualmente em qualquer altura.
O que acontece quando a energia é recuperada? A energia cinética é transformada em eletricidade útil, que é armazenada na bateria ou utilizada em sistemas elétricos. Durante a travagem com o motor, o alternador fornece a eletricidade aos equipamentos e recarrega a bateria. Isto poupa o combustível que, de outra forma, seria utilizado para estas tarefas.
Um dos modos disponibilizados pelo sistema Seleção do Modo de Condução é o modo Eco - um modo para condutores com preocupações ambientais, que tornam a condução económica uma prioridade. Uma característica específica do modo Eco é o modo de navegação em carros com transmissão automática DSG. O modo de navegação é usado quando se conduz sem o pé no acelerador.
A escolha certa da mudança pode poupar combustível e aumentar o conforto da condução. As baixas rotações do motor equivalem a um menor consumo de combustível e a um funcionamento mais silencioso do motor. Os símbolos no canto superior direito do visor confirmam que a mudança atual está correta ou recomendam que se aumente ou reduza a mudança.