Clique para Voltar!
Voltar à página principalTodos os detalhes que procurava
O ŠKODA KAMIQ não faz concessões quando se trata de segurança. As seguintes funcionalidades estão disponíveis de série ou como opção:
› Pontos de fixação Isofix e Top Tether para fixar uma cadeira de criança aos bancos laterais da segunda fila. O sistema Isofix também está disponível para o banco do passageiro dianteiro.
› Ao contrário do cruise control, que mantém uma velocidade definida, o Limitador de velocidade permite que o condutor conduza a qualquer velocidade até ao valor predefinido, sem nunca o exceder.
› O ABS evita o bloqueio das rodas durante uma travagem de emergência ou durante uma travagem em superfícies escorregadias.
› O EDL aumenta a aceleração ou a impulsão em subida em resposta a baixa tração numa das rodas motrizes.
› O MSR contraria a ação de bloqueio das rodas motrizes, que pode ocorrer quando o condutor desacelera num piso suave.
› O XDS+ ajuda o condutor em curvas apertadas, garantindo que o veículo se comporte de forma neutra em curvas dinâmicas. Em suma, o sistema eletrónico de controlo simula a presença de um diferencial autoblocante para aumentar a tração e a dinâmica de condução nas curvas. Desta forma, o automóvel faz as curvas de forma muito mais segura e natural do que anteriormente.
› Ao aumentar a pressão de travagem, o assistente de travagem ajuda os condutores em situações em que é necessário realizar uma travagem de emergência. Isto pode levar a uma redução significativa da distância de travagem necessária.
› O ASR garante um arranque e aceleração suaves, sem que as rodas patinem em superfícies escorregadias.
› O controlo de pressão dos pneus TPM+ mantém o condutor informado sobre a pressão dos pneus em qualquer momento.
› O Hill-Hold Control (controlo de arranque em subidas) ajuda os condutores a arrancar de forma segura em subidas. O sistema é ativado automaticamente em subidas com inclinação igual ou superior a cinco por cento e garante um arranque fácil e seguro sem ser necessário recorrer ao travão de mão. O sistema evita que o automóvel descaia ou que o motor desligue.
› As luzes de travagem intermitentes reduzem o risco de colisão traseira, especialmente ao aproximar-se de zonas de congestionamento ou em travagens bruscas perante obstáculos imprevistos.
O kit normal de reparação de pneus pode opcionalmente ser substituído por:
› Jante sobressalente temporária (6J × 16" ET 35, pneu 205/60 R16) destinada a jantes de 16”, 17” e 18”.
› Jante sobressalente de emergência (3.5J × 18" ET 38, pneu 125/70) destinada a ser utilizada com o Sistema de Som ŠKODA.
O sistema Start-Stop desliga o motor sempre que não for necessário o mesmo esteja a funcionar, uma funcionalidade especialmente prática num ambiente urbano, uma vez que reduz de modo significativo o consumo de combustível. O sistema Start-Stop é ativado automaticamente após o arranque e pode ser desligado manualmente a qualquer momento.
Que acontece quando a energia é recuperada? A energia cinética é transformada em eletricidade útil, que é armazenada na bateria ou utilizada em sistemas elétricos. Durante a travagem com o motor, o alternador fornece a eletricidade aos equipamentos e carrega a bateria. Isto permite poupar o combustível que, de outra forma, seria utilizado nestas tarefas.
Um dos modos do sistema Driving Mode Select (seleção do modo de condução) é o modo Eco – um modo para os condutores com uma maior preocupação ambiental que optam por fazer da condução económica uma prioridade. Uma funcionalidade específica do modo Eco é o modo de navegação em automóveis com transmissão automática DSG. O modo de navegação é utilizado quando conduz sem o pé no acelerador.
A escolha certa das mudanças pode poupar combustível e aumentar o conforto da condução. Baixas rotações do motor correspondem a um menor consumo de combustível e a um funcionamento mais silencioso. Os símbolos no canto superior direito do ecrã confirmam que a mudança atual é a correta ou recomendam que aumente ou reduza a mudança.