ŠKODA SCALA

ŠKODA SCALA

ŠKODA SCALA

29. 11. 2018

Novo caráter, nova tecnologia, novo nome: com o ŠKODA SCALA. A Marca Checa expande a sua oferta no segmento de carros compactos.

Este modelo, completamente novo possui elevados níveis de segurança tanto ativa como passiva, faróis full LED e luzes traseiras também em LED, imenso espaço para os passageiros e bagagem, bem como inúmeras funcionalidades Simply Clever. Está disponível em cinco motorizações com potências entre 90cv e 150cv. O hatchback de 5 lugares combina o seu design emotivo com elevados níveis de funcionalidade e conectividade de topo. Elementos chave incluem um ecrã central posicionado de forma a ficar no campo de visão do condutor e um redesenhado painel de instrumentos.

O que parece uma zona de grafitis urbanos tem a sua própria história e foi batizado por John Lennon. O cantor que era um herói da juventude Checa, durante o período comunista neste país a música ocidental havia sido banida. Desde essa altura, o muro colorido com arte urbana em Malá Strana em Praga, foi um símbolo da importância das opiniões próprias e da coragem de expressar as convicções de forma livre. O artista de arte urbana checo Chemis e o fotógrafo e influencer nova iorquino Dave Krugman, que combinaram o simbolismo deste local de uma forma surpreendente com o NOVO ŠKODA SCALA, encontraram-se no local para criar um vídeo espetacular. Eles deram ao novo modelo compacto o papel principal numa peça única de arte urbana. Juntamente com o vídeo, pode encontrar fotos e entrevistas com os protagonistas no Storyboard da ŠKODA.

INTERIOR

O novo conceito de interior da ŠKODA segue a direção estabelecida pelo protótipo ŠKODA VISION RS. O novo ŠKODA SCALA marca a primeira vez que este emotivo design foi traduzido num modelo ŠKODA de produção. O painel de instrumentos completamente redesenhado mistura-se perfeitamente com o emocionante design exterior. O ecrã dianteiro surge posicionado no local ideal e é rodeado por uma moldura com uma linha de design que faz eco com os contornos do capô; por baixo do ecrã existe um apoio ergonómico para o pulso quando está a utilizar o ecrã tátil. O painel de instrumentos e o revestimento macio das portas apresentam texturas de design com um novo padrão. Este facto, faz eco das estruturas cristalinas e definirá o estilo da ŠKODA no futuro.

A Iluminação ambiente, podendo escolher entre luz branca ou encarnado, bem como tons quentes e costuras em contraste nos estofos, asseguram uma sensação agradável de espaço no ŠKODA SCALA. Em opção, os clientes podem encomendar estofos revestidos com a sofisticada microfibra Suedia. No estilo típico da ŠKODA, o interior proporciona imenso espaço. Isto deve-se à enorme distância entre eixos de 2.649 mm, que permite ter luxuosos 73 mm de espaço para os joelhos nos bancos traseiros, o equivalente ao espaço disponível no ŠKODA OCTAVIA. O espaço interior ao nível da cabeça com 982 mm é o maior na sua classe. Com 467 litros, a bagageira do ŠKODA SCALA é a maior no seu segmento. Com os encostos dos bancos traseiros rebatidos, o volume aumenta para 1.410 litros.

Norbert Weber, o Chefe de Design de interiores da ŠKODA AUTO, diz: “O novo ŠKODA SCALA é o primeiro modelo de produção a apresentar o nosso novo conceito de interior, com a introdução de uma linguagem de design atual bem como novas cores e materiais. A estreia do SCALA marca o inicio de uma nova identidade da Marca ŠKODA, que é ao mesmo tempo emotiva e funcional.”

O foco principal do novo conceito de interior do ŠKODA SCALA é o ecrã, – com uma dimensão até 9,2 polegadas, é o maior nos veículos deste segmento e está posicionado na perfeição no campo de visão, não só do condutor, mas também do passageiro. Este ecrã central independente, possui uma moldura com uma linha de design que faz eco com os contornos do capô. Por baixo do ecrã também existe um apoio ergonómico para o pulso quando está a utilizar o ecrã tátil.

Os controlos do ar condicionado na consola central e o botão do sistema Start-Stop, Driving Mode Selection e Park Assist mesmo em frente à alavanca de mudanças em pele estão muito bem posicionados e são de muito fácil acesso. As entradas/saídas de ar laterais estendem-se até às portas e amplificam a impressão visual de largura, a juntar à generosa sensação de espaço.

O painel dianteiro e o revestimento das portas dianteiras são caraterizados por uma superfície macia com uma nova textura. Este efeito, faz eco das estruturas cristalinas e definirá o estilo da ŠKODA no futuro.

DESIGN

Com o SCALA, a ŠKODA apresenta no exterior e no interior uma linguagem de design emotiva pela primeira vez num modelo de produção. Já foi o centro das atenções no Salão Automóvel de Paris com o VISION RS. Com o novo modelo, a Marca Checa deu também um passo gigante em termos de tecnologia. O nome SCALA, que deriva do latim e significa “escadas” encaixa na perfeição. Com o SCALA, a Marca ŠKODA subiu vários degraus na escada do desenvolvimento. Ele incorpora na perfeição uma série de valores da Marca que podem ser resumidos muito bem com o termo “smart understatement”.

Novas linhas esculturais, elementos dinâmicos e características precisas dão ao veículo uma aparência autêntica e uma forte identidade própria. Tal como o primeiro modelo ŠKODA, o novo ŠKODA SCALA caracteriza-se pela nova etapa de linguagem de design da ŠKODA, que estará também presente em todos os futuros modelos da Marca. O novo SCALA é também o primeiro modelo de produção ŠKODA na Europa, a ostentar na porta da bagageira a palavra ŠKODA num bloco de letras, ao invés do tradicional logotipo ŠKODA.

DIMENSÕES

Apesar das suas dimensões compactas, o ŠKODA SCALA oferece um espaço generoso no interior para um veículo no segmento das viaturas compactas. O novo modelo compacto mede 4.362 mm de comprimento, tem 1.793 mm de largura, e 1.471 mm de altura. A longa distância entre eixos de 2.649 mm dá ao ŠKODA SCALA muito boas características de condução.

No que diz respeito às dimensões interiores, o ŠKODA SCALA não deixa nada a desejar e fica muito próximo do ŠKODA OCTAVIA. O espaço para joelhos é de 73 mm (73 mm no ŠKODA OCTAVIA), o espaço ao nível dos cotovelos atrás é de 1.425 mm (1.449 mm no ŠKODA OCTAVIA) e espaço interior ao nível da cabeça atrás é de 982 mm (980 mm no ŠKODA OCTAVIA). E tipicamente à maneira da ŠKODA, o ŠKODA SCALA tem uma das maiores bagageiras do segmento com uma capacidade de 467 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume aumenta para 1.410 litros.

INFOTAINMENT

Para complementar o ar moderno do ŠKODA SCALA, a mais recente tecnologia digital está completamente integrada na viatura. O ŠKODA SCALA é o melhor na sua classe em termos da dimensão do ecrã. O personalizável Cockpit Virtual, disponível em opção, mede 10,25” e permite ao condutor a escolha entre 5 configurações diferentes. Os sistemas de infotainment com base na mais recente geração do “Modular Infotainment Matrix”, vem com um ecrã tátil até 9,2” com um posicionamento elevado de forma a ficar no campo de visão imediato do condutor.

Graças a uma nova geração de serviços de conectividade móvel online da ŠKODA, os passageiros terão a opção de trancar e destrancar o carro utilizando o smartphone, e atualizar o software do sistema de infotainment ou os mapas da navegação “over the air”, isto é, sem terem de visitar a Concessão. Todas as unidades de ŠKODA SCALA entregues serão os primeiros a ŠKODA a estar sempre online graças a um “eSIM” integrado: fornece internet de alta velocidade sem ser necessário adicionar um cartão SIM ou com uma ligação por cabo ao smartphone. De série, o eSIM apenas suportará as funcionalidades da Ecall, chamada de emergência e o Serviço Proativo.

SIMPLY CLEVER

Outras características incluem o inovador opcional full LED e luzes traseiras também em LED. O novo veículo compacto é o primeiro modelo ŠKODA a ter um indicador dinâmico traseiro. Escondido por baixo do para-choques traseiro é um opcional de características Simply Clever: um gancho de reboque retráctil eletricamente, que pode ser ativado pressionando um botão na bagageira. Outras características oferecidas pelo ŠKODA SCALA incluem o típico compartimento para chapéu de chuva da ŠKODA (inclui chapéu de chuva) no apoio de braços da porta do condutor e o raspador de gelo na tampa do depósito de combustível, bem como o opcional da bagageira elétrica que inclui a função “tip-to-close”,

MOTORES

O ŠKODA SCALA oferece um leque de escolha entre cinco motores diferentes, todos a cumprir com a norma de emissões Euro 6d_TEMP. Inclui três motorizações a gasolina e uma a diesel, e mais tarde em 2019, um motor que funcionará com o ecológico gás natural (CNG). Todos os motores possuem injeção direta e são turbo alimentados, e têm a tecnologia Start-Stop com recuperação de energia da travagem.

O motor de 95cv 1.0TSI possui uma Caixa manual de 5 velocidades. O de 115cv também 1.0TSI estará disponível com uma caixa manual de 6 velocidades um uma caixa automática DSG de 7 velocidades em opção. O topo das motorizações a gasolina encontra-se no 1.5TSI. Este motor de 4 cilindros gera 150cv e pode ter uma caixa manual de 6 velocidades ou em opção a caixa automática DSG de 7 velocidades. Todos os motores a gasolina estão equipados com um filtro de partículas.

O motor 1.6TDI de quatro cilindros com uma potência de 115cv, debita 250 Nm de binário na cambota; possui um conversor catalítico com injeção de AdBlue bem como um filtro de partículas diesel são de série. Também esta motorização cumpre com a norma Euro 6d_TEMP. Este eficiente motor diesel está acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades e pode em opção escolher a caixa automática DSG de 7 velocidades.

Mesmo com o setup básico do chassis, o novo SKOA SCALA oferece uma condução ágil e com características fantásticas. O novo opcional, “Sport Chassis Control”, que oferece dois ajustes diferentes, proporciona ainda mais opções individuais e características desportivas. O chassis é rebaixado em 15 mm, em combinação com o modo “Normal”, também o modo “Sport” com amortecedores reguláveis por válvulas permite efetuar um percurso firme. Desta forma conseguimos uma experiência de condução desportiva e uma maior interação com a estrada. Os condutores podem alterar entre estes dois modos de condução através do menu Driving Mode Select”.

SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA

Variados sistemas de assistência à condução, funcionam em conjunto com um leque de sistemas de segurança passiva, que asseguram que o ŠKODA SCALA oferece um elevado nível de segurança. Um dos mais avançados sistemas de assistência no ŠKODA SCALA é o Side Assist. Este sistema, opcional, indica ao condutor quando um veículo se está a aproximar na parte detrás para ultrapassar ou se encontra na zona de ângulo morto do condutor. Enquanto o conhecido sistema Blind Spot Detect, tem um alcance de até 20 metros, o side Assist consegue detetar veículos até 70 metros de distância e pode com efeito e de forma eficaz alertar o condutor de situações complicadas na autoestrada em ambas as faixas. O Rear Traffic Alert é parte integrante da função Side Assist. O opcional ACC – Adaptive Cruise Control é igualmente designado para ser utilizado em longas viagens de autoestrada e funciona em velocidades até 210 km/h. O Lane Assist e o Front Assist fazem parte do equipamento de série. O Front Assist inclui o sistema de travagem de emergência utiliza um radar para monitorar a área na parte da frente da viatura enquanto conduz na cidade ajudando desta forma a prevenir acidentes. O Optical Park Assist dá uma ajuda muito conveniente ao condutor quando estaciona – faz automaticamente a manobra de estacionamento do ŠKODA SCALA (entrada e saída) em lugares de estacionamento paralelo ou em espinha.

SEGURANÇA

Para uma condução mais segura ou melhor visibilidade no escuro ou com más condições atmosféricas, o ŠKODA SCALA oferece faróis full-LED e faróis traseiros também em LED. No interior a iluminação ambiente em LED cria uma atmosfera agradável. Uma variedade de sistemas ativos e passivos aumenta ainda mais o nível de segurança. Em caso de colisão iminente, o opcional Crew Protect Assist – proteção proativa dos passageiros fecha as janelas automaticamente num estádio inicial, e aciona os pré-tensores dos cintos de segurança dianteiros. Em situação de acidente, o ŠKODA SCALA protege os ocupantes com até nove airbags. Em conjunto com os dois airbags dianteiros para o condutor e passageiro, o novo modelo compacto também possui airbags de cortina e side airbags dianteiros; os side airbags para os passageiros dos bancos traseiros e o airbag de joelhos para o condutor sob a coluna de direção, estão também disponíveis em opção. Na sequência de um acidente, o sistema de travagem Multi-Collision impede o veículo de continuar a deslizar de forma descontrolada. O Ecall – chamada de emergência automaticamente iniciará uma chamada telefónica com um pedido de assistência quando o airbag os pré-tensores dos cintos de segurança dos bancos dianteiros são acionados; a chamada telefónica poderá eventualmente ser também feita de forma manual em qualquer altura.

World Premiere

A estreia mundial do ŠKODA SCALA terá lugar no dia 6 de dezembro em Tel Aviv / Israel e será transmitida via livestream no site Storyboard da ŠKODA, bem como nos canais de social media da Marca.

O novo modelo hatchback entrará no mercado no primeiro semestre de 2019.

ŠKODA VISION RS

The new ŠKODA SCALA transmits the emotive design language of the VISION RS study, which impressed at the Paris Motor Show, into a series-production vehicle.

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias