Saiba a resposta sobre as Baterias dos Elétricos

O Mundo das Baterias dos Elétricos

O Mundo das Baterias dos Elétricos

14. 2. 2019

Tem duvidas sobre as baterias dos automóveis elétricos? Saiba tudo aqui.

As baterias têm autonomia suficiente? Quais são os verdadeiros custos de carregamento? Existem postos de carregamento suficientes? O que significa PHEV e BEV? Dentro do novo mundo dos elétricos ainda existem alguns pontos de interrogação que pairam sobre o ar.


Dois tipos de baterias? Sim.

• PHEV (plug-in hybrid electric vehicle): usadas em automóveis híbridos plug-in, ou seja, em automóveis com motor elétrico que podem ser carregados através de uma tomada, e que contam ainda com motor de combustão interna.

• BEV (battery electric vehicle): são baterias que se encontram apenas em veículos 100% elétricos.


Quais as diferenças? A capacidade e o design são diferentes. Enquanto as baterias dos veículos PHEV têm menor capacidade e estão na parte traseira do veículo (já que o mesmo tem também motor de combustão interna), as de veículos BEV, puramente elétricos, têm maior capacidade.


Como é assegurada a segurança destas baterias? As baterias têm estágios de segurança ao nível do software mas também da mecânica para evitar que se possam incendiar ou danificar.


As baterias podem ser carregadas em: postos de carregamento rápido ou em tomadas elétricas domésticas, sendo que nos primeiros o tempo de carregamento é menor porque têm uma maior corrente de carga. Em Portugal existem cerca de 1200 pontos de carregamento normal e 50 de carregamento rápido, números que estão em processo de mudança constante para que mais pessoas possam usufruir deste serviço.


Quais são as capacidades destas baterias? Atualmente as baterias dos veículos PHEV têm capacidade para 50km, inferior aos 300km de autonomia de uma bateria de um veículo BEV. Quando o modelo baseado no concept VISION E estiver pronto a avançar para produção, a autonomia poderá ser de aproximadamente 500km.

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias