ŠKODA VISION RS

ŠKODA VISION  RS
ŠKODA VISION RS

ŠKODA VISION RS

2. 10. 2018

ŠKODA VISION RS, o novo concept dinâmico, revela o design para a próxima geração RS e o futuro do automóvel compacto.

DESPORTIVO DESDE O EXTERIOR

Com o ŠKODA VISION RS a Marca checa combina a sua tradição desportiva com o futuro sustentável. No Salão Automóvel de Paris em outubro, o estudo impressionante do concept – com a sua linguagem de design dinâmica e a sua eficiente condução hibrida plug-in – irá fornecer as primeiras pistas da próxima etapa revolucionária dos modelos desportivos RS ŠKODA e do design do futuro automóvel compacto. A ŠKODA também demonstra um elevado nível de consciência ambiental com o uso de materiais Vegan produzidos de forma sustentável.

A tinta branca brilhante e o carbono criam um contraste impressionante: A tinta com efeito brilhante de cristal Xirallic dá ao acabamento branco no ŠKODA VISION RS um subtil tom azulado. Componentes orgânicos na pintura refletem o calor, o que reduz a temperatura no interior do automóvel. Numerosos elementos de carbono em preto na carroçaria, criam contrastes distintos com a cor branca. O interior apresenta materiais com uma inovadora técnica de granulação constituída por minúsculos triângulos, levando assim o ADN da ŠKODA nos futuros modelos da Marca. Materiais de alta tecnologia habitualmente utilizados no desporto automóvel, são característica na grelha do radiador, spoilers à frente e atrás, espelhos retrovisores exteriores, embaladeiras, entradas de ar e o difusor traseiro.

Materiais vegan, produção sustentável e superfícies especiais: Um tecido de carbono feito de fios de poliéster 100% reciclado, é usado na parte superior do interior em Alcantara®, que tem a assinatura das bandeiras Checas nas laterais, celebram a fundação da Checoslováquia há 100 anos atrás. Outro exemplo de sustentabilidade são os tapetes em tecido Piñatex; o material de alto desempenho que extrai as suas fibras das folhas de uma árvore de abacaxi. O volante desportivo com uma zona central distinta – similar aos volantes utilizados nos carros de corrida – apresenta no centro a mesma granulagem constituída por pequenos triângulos – também visível no restante interior.

UM FUTURO PODEROSO

A condução hibrida plug-in do ŠKODA VISION RS combina o motor 1.5TSI com uma potência de 150cv, com um motor elétrico de 102cv. A união dos motores fornece uma potência de 245cv, que permite a este concept uma aceleração dos 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, fazendo em média dos 80 km aos 120 km/h em 8,9 segundos. No total, este compacto emite apenas 33g de CO2 por quilómetro.

Apenas com a energia da bateria, o modelo pode percorrer distâncias de e até 70 km, garantindo uma condução com zero emissões. A bateria de iões de lítio com uma capacidade de 13 kWh pode ser carregada por cabo em 2,5 horas numa estação de carregamento. Em alternativa, o ŠKODA VISION RS pode ser ligado a qualquer tomada doméstica ou carregado enquanto conduz através da recuperação de energia.

Até mesmo os esboços revelam que uma parte fundamental deste concept é a aerodinâmica. A dianteira é precisamente definida. Com os seus faróis finos, tem um aspeto muito dinâmico. A traseira é dominada por um difusor e um spoiler aerodinâmico otimizado. O ŠKODA VISION RS tem 4.356 milímetros de comprimento e 1.810 milímetros de largura, com uma altura de apenas 1.431 milímetros e uma distância entre eixos de 2.650 milímetros.

Ao incorporar referências claras do desporto automóvel, este modelo dá uma amostra da próxima fase de design dos modelos RS, ao mesmo tempo que se baseia na tradição do automobilismo nos 117 anos da ŠKODA. A designação RS foi introduzida pela primeira vez em 1974 para os veículos ŠKODA desportivos de rali: o 180 RS e o 200 RS. Após o sucesso do ŠKODA 130 RS, a designação RS tornou-se conhecida em todo o mundo e, desde 2000, tem sido utilizada para identificar o desempenho de vários modelos ŠKODA.

O painel de instrumentos alongado com inserções em carbono, enquadra-se nos contornos simétricos da grelha do radiador. A decoração do VISION RS é composta por cristal do fabricante de vidro Checo, Lasvit e são trabalhados manualmente. O painel de instrumentos apresenta animações especiais de design RS e é iluminado por efeitos que interagem com o ecrã táctil do sistema de infotainment.

A consola central do VISION RS inserida numa moldura com um design espacial, com a utilização da caixa DSG através de um sistema shift-by-wire, é toda feita em carbono. Também utilizado para elementos decorativos, painéis das portas e bancos, este material tecnológico, cria uma ligação direta para o mundo do desporto automóvel. As pegas das portas com formato loop-shaped, são reminiscências dos carros de corrida; compartimentos de arrumação com elásticos de borracha são itens “Simply Clever”. Para além da aparência desportiva, a sustentabilidade é outro dos elementos chave do ŠKODA VISION RS. Por exemplo, as fibras de carbono são feitas de fios de poliéster 100% reciclado e nas coberturas dos bancos é utilizado material vegan, Alcantara.

DE VOLTA AO FUTURO

O ŠKODA VISION RS anuncia uma nova geração de automóveis compactos da Marca. Enquanto modelavam o automóvel, os designers tiveram linha de conta a tradição da ŠKODA Motorsport. Veja como a tradição inspirou o futuro.

A sede do ŠKODA Design, é uma residência construída em 1890 nas margens do rio Jizera na área Česana de Mladá Boleslav. Faz parte do avançado Centro de Tecnologia ŠKODA AUTO, que foi transferido para Česana em 2008 e novamente modernizado em 2015. Aqui é onde a tecnologia futurista e a tradição se conectam num ambiente para gerar uma atmosfera especial propícia a um trabalho criativo. E é aqui, que o designer Oliver Stefani, com os seus 150 colaboradores de 26 países, desenvolve a linguagem de design ŠKODA do futuro. Este local chegou a ser a residência privada do fabricante têxtil Franz Hiller. Durante o século XIX, o local também chegou a albergar fábricas de produção têxtil. O fabrico de peças para veículos ŠKODA chegou em meados do século XX.

Com traços ágeis, e inspirados no histórico automóvel de rali ŠKODA, o 130 RS, um designer sentou-se no pátio da residência e, num tablet, fez o esboço de um compacto desportivo com linhas fluídas e precisas, com contornos distintos – o ŠKODA VISION RS.

O segundo vídeo convida o utilizador a entrar no estúdio, localizado na capital Checa e não muito longe do Castelo de Praga, da ponte Charles, da Casa de Dança e do Žofín Palace. Os primeiros designs para os futuros modelos ŠKODA não estão apenas a ser desenhados no estúdio em Česana / Mladá Boleslav, mas também num ambiente e atmosfera inspiradores de um edifício com o estilo de arquitetura art nouveau em Masarykovo Nábřeží, em Praga.

O designer da ŠKODA desenhou habilmente esboços de um interior desportivo com bancos que aparentam flutuar, em carbono e vidro de cristal, fazendo efeitos de luz e referências estilísticas ao desporto automóvel. O ŠKODA VISION RS na cor branco brilhante, dá enfase á sua tecnologia de condução e à utilização de materiais sustentáveis.

Com a estreia do concept VISION RS no Salão Automóvel de Paris 2018 a ŠKODA vai dar um primeiro vislumbre de um automóvel compacto, enquanto pensa na próxima fase do projeto para a sua gama desportiva de modelos RS.

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias