ŠKODA KODIAQ RS

ŠKODA KODIAQ RS
ŠKODA KODIAQ RS

ŠKODA KODIAQ RS

20. 9. 2018

O primeiro SUV ŠKODA RS impressiona com o seu motor biturbo de 240cv, cor preta brilhante e jantes de liga leve Xtreme de 20”.

DESIGN

O design expressivo é marcado por linhas elegantes, contornos desportivos e a natureza robusta típica de um SUV.

EXTERIOR

O primeiro SUV de alta performance junta à sua ambição dinâmica, detalhes em cor preta – a impressionante grelha dianteira, as molduras das janelas e os espelhos retrovisores são em preto brilhante. A secção traseira é formada por duas ponteiras de escape abaixo do para-choques, e um refletor que se estende a toda a largura do automóvel – caraterística distintiva dos modelos ŠKODA RS.

O ŠKODA KODIAQ RS é o primeiro automóvel da história da ŠKODA com jantes de liga leve de 20” standard. As pinças de travão vermelhas nos discos de travão são claramente visíveis graças às jantes Xtreme de liga leve. Com esta combinação desportiva e de potência, o SUV com tração às quatro rodas destaca-se como o modelo mais notável da gama de modelos ŠKODA.

INTERIOR

O equipamento de série do ŠKODA KODIAQ RS inclui o Cockpit Virtual com acabamentos em carbono ótico, individualmente personalizável. “Desportivo” é um quinto layout que apresenta o conta-quilómetros e o velocímetro no centro.

O KODIAQ RS é o primeiro modelo ŠKODA a oferecer o Dynamic Sound Boost. Este sistema sofisticado utiliza os dados dos sistemas eletrónicos do automóvel e varia e intensifica o som do motor, dependendo do modo de condução que é selecionado. Isto resulta numa experiência acústica cativante e expressiva que torna a condução do ŠKODA KODIAQ RS ainda mais agradável.

Os bancos desportivos com encosto de cabeça integrados, que vêm de série no ŠKODA KODIAQ RS, apresentam almofadas de assento e encostos em Alcântara - um material frequentemente utilizado no setor automóvel. A costura contrastante e os detalhes vermelhos em Alcantara criam alguns destaques visuais. As almofadas laterais dos bancos, são cobertas em couro e carbono e, tal como os apoios de braços central e nas portas, têm pespontos vermelhos.

O volante multifunções desportivo apresenta o logótipo RS, e os pespontos vermelhos, evidenciando um contraste marcante. O painel de instrumentos com look de carbono, o revestimento preto do forro do tejadilho e as coberturas dos pedais em aço inoxidável completam a aparência desportiva do ŠKODA KODIAQ RS. Este SUV de alta performance, mantém as qualidades familiares da gama de modelos KODIAQ: muito espaço para sete pessoas, grande compartimento de bagagem e muitas das ideias Simply Clever da Marca.

O novo logotipo RS

Expressividade, dinamismo e paixão – a ŠKODA combina todas as suas qualidades com as iniciais RS.

As iniciais RS têm decorado os modelos desportivos ŠKODA desde o ano 2000. O ŠKODA KODIAQ RS é o primeiro SUV da Marca a juntar-se à gama RS. O construtor checo de automóveis, transporta os 117 anos da Marca e reúne essa mesma história num novo segmento de automóveis: através deste novo membro com logotipo RS com apontamentos em vermelho. O SUV dinâmico tem vários logotipos: na grelha dianteira o “V” significa Vitória e a cor vermelha simboliza o desporto e o poder da família RS. O novo e moderno logotipo, também acentua a aparência dinâmica do ŠKODA KODIAQ RS.

As iniciais RS representam o Rally Sport e foram usadas pela primeira vez em 1974 nos dois protótipos de rali, o ŠKODA 180 RS e o 200 RS. Em 1975, a ŠKODA desenvolveu estes modelos e surgiu o ŠKODA 130 RS; em 1977, o coupé desportivo também conhecido como "Porsche do Oriente" obteve duas vitórias na sua categoria no lendário Rally Monte Carlo e também venceu o Rally da Acrópole. Em 2000, a ŠKODA introduziu o seu primeiro modelo de produção em série RS, o OCTAVIA RS.

O novo motor Biturbo

Tração às quatro rodas e o motor diesel mais potente da história da ŠKODA

O seu potente motor destaca as ambições desportivas do ŠKODA KODIAQ RS. O motor TDI de quatro cilindros neste SUV de tração às quatro rodas, debita 176 kW (240 cv) a partir da sua capacidade de 2.0 litros, graças ao carregamento biturbo, e oferece um binário máximo de 500 Nm. Isto faz com que este motor seja o motor diesel mais potente da história da Marca de Mladá Boleslav, que conta com mais de 120 anos. O novo motor permite uma potência dinâmica e excelentes qualidades de resposta, mesmo com baixas rotações do motor. Os gases de escape são purificados por um catalisador SCR. Na gama de modelos KODIAQ, o motor diesel BiTDI de 2,0l é reservado exclusivamente para o RS e, graças ao sistema Dynamic Sound Boost, a potência do motor diesel é notória. Com um Dynamic Chassis Control (DCC), incluindo o Driving Mode Select e a direção progressiva, este automóvel estava perfeitamente preparado para a sua volta ao recorde em Nürburgring.

Recorde conseguido em Nürburgring

Mesmo antes do seu lançamento, o primeiro SUV de alto desempenho do fabricante checo, o ŠKODA KODIAQ RS, prova que consegue fazer frente à pista de corridas mais desafiante do mundo. A piloto Sabine Schmitz estabeleceu o recorde com este SUV de sete lugares no lendário autódromo Nordschleife de Nürburgring. O RS destaca de forma impressionante as suas qualidades de desempenho e amplia a gama de modelos desportivos ŠKODA RS.

Fuchsröhre, Schwedenkreuz and Karussell – as secções do percurso no lendário autódromo Nordschleife de Nürburgring são conhecidas pelos fãs do desporto automóvel em todo o mundo. Nenhuma outra pista de corridas é mais desafiante e em nenhum outro local os condutores de automóveis são levados aos limites, como o são no circuito de 20.832km na região de Eifel, com 73 cantos e uma diferença de altitude de 300 metros.

O ŠKODA KODIAQ RS resistiu às condições da pista no “Green Hell” e, aos 9: 29.84 minutos, conseguiu o recorde de Nordschleife para um SUV de sete lugares.

Sabine Schmitz foi a condutora do ŠKODA KODIAQ RS durante a volta que deu o recorde a este SUV. Schmitz participa regularmente no campeonato de longa distância (VLN) e na corrida de 24 horas em Nürburgring e, em 1996, tornou-se a primeira mulher a vencer a corrida de 24 horas, que voltou a vencer novamente no ano seguinte. Tendo sido durante muito tempo taxista do "Ring Taxi" e apresentadora em várias feiras de automóveis, tornou-se conhecida por um vasto público. Schmitz estima que tenha conduzido mais de 30.000 voltas no Nordschleife.

“O ŠKODA KODIAQ RS permite muita diversão na pista”, afirmou Sabine Schmitz. “A ŠKODA aproveitou ao máximo o potencial da sua gama SUV com o KODIAQ RS. De certo que posso imaginar que vou encontrar regularmente o KODIAQ RS durante as minhas futuras voltas ao redor do Nordschleife”, acrescenta Schmitz.

František Drábek, responsável pelos modelos compactos da ŠKODA e pelo desenvolvimento do KODIAQ RS, também esteve presente na corrida de Schmitz. Ele realça que “O KODIAQ RS incorpora a versatilidade e o espaço de um SUV familiar, assim como expressividade e o dinamismo”.

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias