UMA VIAGEM (de ŠKODA) POPULAR

UMA VIAGEM (de ŠKODA) POPULAR
UMA VIAGEM (de ŠKODA) POPULAR

UMA VIAGEM (de ŠKODA) POPULAR

7. 8. 2018

Vários países conhecidos em três ŠKODAs.

Nos inícios do século XX, as estradas não tinham as melhores condições para conduzir. Mas será que foi impedimento para abrir a porta de um ŠKODA e conduzir milhares de quilómetros em países desconhecidos? Para o checo František Alexander Elstner não foi. E há 80 anos atrás escolheu o ŠKODA Popular para conhecer a Argentina.



Percorrer viagens de longo percurso era uma oportunidade para os fabricantes de automóveis testarem os seus produtos devido às fracas condições das estradas. František Alexander Elstner percorreu algumas destas longas viagens em três ŠKODAs diferentes:

- 25.000 km através dos EUA e do México num ŠKODA POPULAR;

- 10.000 km através dos Balcãs num ŠKODA RAPID;

- 6.000 km através da Argentina num ŠKODA POPULAR 1100.


Esta última viagem que começou em 1938 foi repleta de peripécias. Elstner começou por se perder numa floresta, o que fez com que depois seguisse o percurso orientado pelo Automóvil Club Argentino. No Uruguai ainda venceu uma corrida contra outro ŠKODA POPULAR de Victor Borrat Fabin, um piloto ŠKODA local. Com o receio da segunda guerra mundial despoletar, o casal regressou a Praga e deixou o ŠKODA, com motor 22 kW, em França. Em dezembro de 1938 foi buscar o seu POPULAR e regressou de novo a casa em janeiro do ano seguinte.


František Elstner era jornalista e escritor e adorava viajar. Esta jornada pela Argentina serviu tanto como teste do automóvel que seria lançado nesse ano como também de campanha de reconhecimento da Marca na Argentina e no Uruguai.


Numa época em que a condução nas vias era pouco acessível e a indústria automóvel não estava tão desenvolvida como atualmente, os ŠKODAs tiveram autonomia e desempenho suficiente para permitir a este checo realizar milhares de quilómetros que o fizessem conhecer vários países.


E o seu ŠKODA? Quantos quilómetros já conta?

Notícias ŠKODA!

Todas as Notícias