This page is a supplementary page of the opening page. Click the button to get back.

Get back to the opening page.

Todos os detalhes que procurava

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO OCTAVIA

Dimensões do veículo

Segurança

Outras características de segurança

O ŠKODA OCTAVIA proporciona segurança sem comprometer. Este automóvel compacto obteve a classificação Euro NCAP de cinco estrelas em 2013 nos testes de colisão, pelas suas funcionalidades de segurança exemplares. Além dos sistemas de segurança sublinhados acima, as funcionalidades seguintes estão disponíveis de série ou como opção no OCTAVIA:

› O EDL aumenta a aceleração ou a impulsão em subida em resposta à baixa tração numa das rodas motrizes.

> O XDS + ajuda o condutor nas curvas apertadas e garante que o veículo se comporta de forma neutra. Basicamente, o sistema eletrónico de controlo simula a presença de um diferencial autoblocante para aumentar a tração e a dinâmica de condução nas curvas. Como resultado, o veículo fará as curvas de forma muito mais segura e natural do que anteriormente.

› O ABS evita que as rodas bloqueiem durante uma travagem de emergência ou quando trava em superfícies escorregadias.

› O MSR contrabalança a ação de bloqueio das rodas motrizes, o que pode suceder quando o condutor desacelera numa superfície suave.

› Ao aumentar a pressão de travagem, o assistente de travagem ajuda o condutor em situações nas quais a travagem de emergência é necessária. Isto poderá reduzir substancialmente a distância de travagem necessária.

› O ASR assegura um arranque e aceleração suaves, sem que as rodas patinem em superfícies escorregadias.

› A monitorização eletrónica da pressão dos pneus opcional mantém o condutor constantemente informado sobre a pressão dos pneus.

> O Hill-Hold Control opcional ajuda os condutores a subir com segurança. O sistema ativa-se em gradientes de cinco por cento ou mais e garante um arranque em subidas fácil e seguro sem usar o travão de mão. O sistema impede o carro de andar para trás ou de parar.

› As luzes de travagem intermitentes reduzem o risco de colisões traseiras, especialmente quando se aproxima de engarrafamentos em autoestradas ou quando trava subitamente, em frente a um obstáculo inesperado.


Tração integral

Tração integral

Com o seu 4×4 inteligente, o OCTAVIA oferece grande estabilidade e tração em várias condições de condução. O drivetrain com embraiagem multidisco controlada eletronicamente enfrenta a menor mudança nas jantes do OCTAVIA em milésimos de segundos. Em condições normais, o carro move-se como um carro com tração dianteira normal.

Na neve, na lama ou no gelo transforma-se num 4x4, sem que se aperceba. A distribuição do binário às quatro rodas é automática e depende do ambiente de condução. O binário ideal para o eixo traseiro é calculado pela unidade de comando. Os ajustes são feitos por pressão variável nos discos da embraiagem.

Tração integral
Tração integral

Tecnologias verdes

Sistema Start-Stop

A ideia do Sistema Start-Stop é a de desligar o motor sempre que não houver necessidade de este estar em funcionamento, uma característica particularmente prática num ambiente urbano, uma vez que reduz significativamente o consumo de combustível. O sistema Start-Stop é ativado automaticamente após o arranque do motor e pode ser desligado manualmente, a qualquer momento.

Sistema Start-Stop
Sistema Start-Stop
Recuperação da energia de travagem

O que acontece quando a energia é recuperada? A energia cinética é transformada em eletricidade útil, que é armazenada na bateria ou utilizada em sistemas elétricos. Durante a travagem com o motor, o alternador fornece a eletricidade aos equipamentos e recarrega a bateria. Isto poupa o combustível que, de outra forma, seria utilizado para estas tarefas.

Recuperação da energia de travagem
Recuperação da energia de travagem
Modo ECO (Seleção do modo de condução)

Um dos modos do sistema Seleção do modo de condução é o Eco - um modo para condutores ambientalmente conscientes que tornam a condução económica uma prioridade. Uma característica específica do modo Eco é o modo de navegação em carros com transmissão automática DSG. O modo de navegação é usado quando conduz sem o pé no acelerador.

Recomendação de mudança

A escolha certa da mudança pode poupar combustível e aumentar o conforto da condução. As baixas rotações do motor equivalem a um menor consumo de combustível e a um funcionamento mais silencioso do motor. Os símbolos no canto superior direito do visor confirmam que a mudança atual está correta ou recomendam que se aumente ou reduza a mudança.