ANOTHER WAY

Another way, ŠKODA Karoq.

Conheça o modelo!

Saiba mais

13 Perguntas!

Seria capaz de lhes responder?

Saiba mais

Dicas para viajar com animais

Descubra-as!

Saiba mais

13 perguntas desafiantes para os pais!

Todos os pais sabem que as crianças pequenas são cheias de curiosidade. Mas tem noção de que uma criança de quatro anos pode fazer até 390 perguntas por dia? São mais de 140.000 perguntas num ano!

Porque é que o céu não cai em cima das nossas cabeças?

Aquilo que conhecemos como céu, aquela linda cúpula azul, na verdade não existe. O azul que tu vês, é apenas o reflexo da luz da camada de ar que envolve a terra. Portanto, não há nada para cair, a não ser ar e luz.

Os carros conseguem voar?

Um carro voador precisaria de conseguir descolar e aterrar em espaços muito pequenos, como num estacionamento de supermercado ou numa rua. Até agora, ninguém foi capaz de inventar um carro que consiga descolar e aterrar na vertical. Existem algumas pessoas que disseram ter construído carros voadores mas, mesmo assim, os carros precisariam de uma pista para descolar e aterrar como um avião. Há alguns carros que se parecem mais com drones e que podem subir e descer na vertical, mas só conseguem voar durante 20 ou 30 minutos e, mesmo assim, precisam de muito mais espaço e não podem circular numa estrada. Portanto, parece-me que um "verdadeiro" carro voador só irá aparecer mais tarde, no futuro.

Posso ficar queimado com o sol que passa pela janela do carro?

Todos os vidros impedem a entrada de, pelo menos, alguns raios solares. Contudo, as janelas dos carros têm uma camada de plástico entre duas camadas de vidro, e que bloqueia quase todos os raios perigosos que causam as queimaduras solares. Ainda assim, o sol pode aquecer o teu corpo através da janela. Por isso, deves beber muita água e usar um protetor solar.

Quem ensinou o carro a guiar?

De momento, um carro não consegue guiar totalmente sozinho, mas um carro como o ŠKODA KAROQ pode ajudar-nos de muitas maneiras. Por exemplo, pode parar, para evitar um choque, aumentar ou reduzir a velocidade, para nos manter dentro do limite de velocidade legal, ou ajustar o volante, se estivermos a sair da nossa faixa na estrada. E faz isto através de um conjunto de sensores diferentes, que "veem" os objetos e enviam o que veem para o computador do carro. Depois, o computador envia sinais para os travões do carro ou para o volante, para lhes dizer o que fazer.

Os hotspots WiFi mantêm-nos quentes?

Não, mas pode manter-te inteligente! WiFi é a abreviatura de Wireless Fidelity (uma espécie de ligação fiel sem fios), e representa a tecnologia que nos permite ligar à internet sem um fio.

O ŠKODA KAROQ tem um transmissor, que obtém WiFi através dos sinais de rádio enviados pelos transmissores móveis.Ou seja, podes ficar no carro, ligar-te à internet e descobrir tudo o que quiseres. Portanto, a resposta à tua pergunta é: enquanto não te mantiverem quente, ajudam a manter-te inteligente.

Os carros têm sentimentos?

Não, mas alguns carros são muito sensíveis. Eles podem não sentir, mas podem ouvir quando falas para eles e responder a ordens por voz, como atender o telefone ou ligar a música. Alguns carros também podem sentir, se o pai ou a mãe, sem querer, adormecer ao volante, e parar o carro em segurança.

OS CARROS TÊM MÃES?

Centenas delas! E muitos pais, também. Por exemplo, os modelos ŠKODA, nascem numa fábrica na República Checa, numa cidade chamada Mlada Boleslav, e são precisas muitas pessoas para ajudar um carro a "nascer". As pessoas que desenham o exterior do carro, o interior do carro e o motor, as mães e os pais que montam as peças do carro, as pessoas que desenham os sistemas de conectividade, as pessoas que desenham e testam todos os sistemas de segurança, as pessoas que pintam o carro e muitas outras pessoas.

O nosso carro é um rapaz ou uma rapariga?

Bom, isso depende de onde vives. Se viveres em Espanha, o carro chama-se "el automobile" e o "el" diz-nos que o carro é masculino na sua língua. Em França, o carro chama-se "une voiture", e o "une", diz-nos que lá o carro é feminino. Mas, na verdade, um carro é o que nós quisermos que ele seja. O que é que achas que o teu carro é?

O nosso carro é mágico?

Não necessariamente, mas de certeza que pode fazer alguns truques simples. Podes abrir a porta da bagageira de um ŠKODA KAROQ movendo o teu pé por baixo do sensor, que está situado debaixo do para-choques traseiro, o que dá muito jeito quando tens as mãos ocupadas. Até podes navegar no ecrã tátil se acenares com a tua mão.

Para que serve isto?

A maior parte das coisas que nos rodeiam têm emblemas, como os carros, os brinquedos ou as roupas. Eles dizem-te quem os fez.

O emblema ŠKODA é muito antigo e muito especial. Representa uma seta com asas e apareceu pela primeira vez em 1926. Algumas pessoas dizem que representa progresso e movimento em direção ao futuro.

Falta muito para chegar?

Pais, vamos contar-vos um pequeno segredo. A principal razão da existência dos sistemas de navegação da ŠKODA no vosso automóvel não é para os ajudar a saber para onde vão, mas sim para responderem a esta pergunta tão frequente. Dirija a atenção dos seus filhos para o mapa do sistema Smartlink e deixe-os observar o número de quilómetros que falta.

Porque é que tudo aparece ao contrário nos espelhos?

Nada aparece ao contrário nos espelhos, apenas te parece que está ao contrário, da forma como tu vês. Os espelhos funcionam quando os fotões, que são partículas de luz, flúem pelo vidro e fazem ricochete, ou seja, volta para trás. A imagem dos objetos que estão à frente do espelho é refletida pelo mesmo caminho de onde veio. Se usares uma luva na tua mão direita, a luva vai continuar a parecer que está na tua mão direita no espelho. Se escreveres uma palavra numa folha de papel, consegues lê-la na perfeição à frente da tua cara. Mas para a leres bem em frente a um espelho tens de virar a folha ao contrário. Parece que escreveste a palavra ao contrário mas, na verdade, tu é que viraste a folha e não o espelho. Se escreveres uma palavra num bocado de plástico e virares o plástico ao contrário a palavra também parece que está ao contrário.

Porque é que os aviões não batem as asas?

Os pássaros e os insetos batem as asas, mas os aviões e os helicópteros têm hélices. Os pássaros são leves e têm a forma perfeita para voar, pois não têm de transportar pessoas, por isso podem voar ao bater as asas. É precisa muita energia para voar, mesmo para um pássaro pequenino. Mas os aviões são mesmo muito pesados e estão cheios de pessoas e de malas. Por isso precisam de uma coisa diferente para poder voar: as hélices, que aspiram o ar à frente das asas e o forçam a sair por trás. Estas hélices e a forma aerodinâmica especial do avião permitem que ele possa voar. Se um avião voasse como um pássaro, para cima e para baixo, a bater as asas e a voar em círculos, os passageiros iriam ficar super enjoados e os aviões tinham de transportar mais combustível do que aquele que poderiam carregar!

Conheça o próximo artigo