Acção de Serviço EA189

Medida de Confiança, ŠKODA

Com a Medida de Confiança, a ŠKODA pretende indicar aos seus clientes que terá em consideração quaisquer reclamações surgidas na sequência da execução da medida técnica nos veículos com motores diesel de tipo EA189, que se relacionem com determinados componentes do motor e do sistema de tratamento dos gases de escape. A Medida de Confiança tem validade por um período de 24 meses, a contar da data em que a medida técnica foi executada no veículo, e aplica-se somente a veículos com quilometragem inferior a 250.000 km à data de implementação da Medida de Confiança (o que ocorrer mais cedo).

A marca ŠKODA tem vindo a reiterar que a execução da medida técnica não tem qualquer impacto negativo nos valores de consumo de combustível, nas emissões de CO2, na potência do motor, no binário, nas emissões de ruído, assim como na durabilidade do motor e dos seus componentes. Todos os valores relevantes para a homologação do veículo permanecerão válidos. As autoridades reguladoras confirmaram expressamente que os requisitos regulamentares são cumpridos. A confirmação aplica-se também aos requisitos de durabilidade para os sistemas de controlo de emissões. As Medidas de Confiança não influenciam esta posição.

Com a Medida de Confiança, a marca ŠKODA pretende transmitir um sinal claro de que a atualização do software não tem efeitos negativos sobre a vida útil do veículo. Esta medida visa reforçar a confiança dos clientes face à medida técnica, bem como incentivar mais clientes a atualizar os seus veículos.

Em breve, os clientes podem receber informações detalhadas sobre as condições e o âmbito da Medida de Confiança de todos os concessionários e oficinas autorizadas para a respetiva marca de veículos.

Quais são as marcas que oferecem a Medida de Confiança e quais são os modelos afetados?

A Medida de Confiança aplica-se a todos os modelos Volkswagen, Audi, Seat, Skoda e Comerciais Volkswagen com motores Diesel tipo EA189, que foram sujeitos à medida técnica.

A quem se aplica a Medida de Confiança?

A Medida de Confiança destina-se a todos os clientes da ŠKODA cujos veículos estão equipados com um motor diesel de tipo EA189, com serviço 23R6 atualizado no âmbito da questão diesel. Destina-se apenas a veículos com quilometragem inferior a 250.000 km à data de implementação da Medida de Confiança. Para o efeito, os clientes devem apresentar prova de que todos os serviços e trabalhos de manutenção recomendados pelo fabricante foram executados e concluídos (aplica-se, por exemplo, a veículos com um histórico de serviço completo). A Medida de Confiança também se estende a todos os clientes cujos veículos elegíveis já foram sujeitos à medida técnica, a contar da data em que esta foi executada no veículo (desde que os restantes requisitos necessários para a Medida de Confiança sejam cumpridos).

Que tipo de medidas técnicas serão levadas a cabo?

Para a maioria dos motores afetados, a medida técnica consiste na atualização de um software. Esta atualização, que integra as mais recentes descobertas resultantes do desenvolvimento contínuo do processo de combustão diesel dos últimos anos, visa otimizar o padrão de injeção dos motores. O tempo de mão-de-obra desta medida corresponderá a meia hora. Apenas nos motores de 1,6 litros será também necessário montar o chamado transformador de fluxo. O tempo necessário para a execução destas medidas técnicas será inferior a uma hora. A Medida de Confiança está associada ao número de identificação do veículo, mantendo-se válida para o novo proprietário no caso de o veículo ser vendido dentro do período de 24 meses, definido pelos critérios de aplicação. A Medida de Confiança aplica-se a todo o mundo, com exceção dos Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul, dado que estes países estão sujeitos a diferentes regulamentos.

Que componentes estão cobertos pela Medida de Confiança?

A Medida de Confiança abrange um total de onze componentes do sistema de recirculação dos gases de escape, do sistema de injeção de combustível e do sistema de tratamento dos gases de escape: sonda lambda, sensor de temperatura, válvula de comutação AGR, válvula de recirculação de gases de escape, sensor de pressão diferencial da recirculação de gases de escape, injetor, bomba de alta pressão, barra de alimentação de combustível, válvula de controlo da pressão, sensor de pressão, tubos de alta pressão. A Medida de Confiança não tem qualquer incidência sobre a posição preconizada pela ŠKODA de que as medidas técnicas não têm quaisquer efeitos negativos sobre a durabilidade do motor e dos respetivos componentes. As entidades reguladoras confirmaram que as medidas técnicas cumprem todos os requisitos legais e que não têm qualquer impacto negativo sobre os valores de consumo de combustível, as emissões de CO2, a potência do motor, o binário e as emissões de ruídos.

Quais são as condições para aplicação da Medida de Confiança?

Para além das condições acima descritas:

a. A Medida de Confiança

•só pode ser concretizada, avaliada e utilizada através de um concessionário autorizado,

•aplica-se apenas a reclamações respeitantes aos materiais utilizados e ao trabalho executado nos seguintes componentes do sistema de recirculação dos gases de escape, do sistema de injeção de combustível, do sistema de emissões e tratamento dos gases de escape: sonda lambda, sensor de temperatura, válvula de comutação AGR, válvula de recirculação de gases de escape, sensor de pressão diferencial da recirculação de gases de escape, injetor, bomba de alta pressão, barra de alimentação de combustível, válvula de controlo de pressão, sensor de pressão, tubos de alta pressão,

•não abrange veículos de substituição, despesas correntes, danos, etc.,

b. Desde que

•o veículo afetado - EA 189 - tenha participado na ação de serviço 23R6,

•o veículo tenha sido corretamente reparado de acordo com o plano de assistência, as atualizações e as ações preconizadas pela marca ŠKODA c. e desde que não haja ocorrência de nenhum dos seguinte casos:

•casos de desgaste natural, ou seja, depreciação do veículo por desgaste,

•o proprietário, a oficina ou o concessionário não autorizado não tenham executado devidamente a reparação ou o serviço ou não tenham prestado os cuidados necessários ao veículo (por exemplo, utilização de peças não originais, etc.),

•as instruções para a operação, tratamento e cuidados do veículo como, por exemplo, os descritos no manual de utilização, não tenham sido cumpridos,

•o veículo tenha sido danificado por terceiros ou sujeito a condições exteriores extremas, como acidente, tempestade / queda de granizo, enchentes etc., que estejam na origem da reclamação,

•qualquer reclamação relativa ao filtro de partículas devida a excesso de impurezas,

•tenham sido incorporadas peças não autorizadas no veículo ou este tenha sido modificado de forma não autorizada, por exemplo, por meio de tuning (chip)

•o veículo tenha sido operado de forma incorreta, por exemplo, em competições automobilísticas, ou sujeito a solicitação excessiva,

•o proprietário do veículo não tenha apresentado a reclamação dentro do período de tempo razoável para o efeito,

•o proprietário do veículo não deu à ŠKODA oportunidade de lidar com a questão dentro de um prazo de tempo razoável.

A medida de Confiança também se aplica no caso de o meu veículo já tiver participado da medida técnica?

Sim. Tal como acima descrito, a Medida de Confiança também se estende a todos os clientes cujos veículos elegíveis já foram sujeitos à medida técnica, a contar da data em que esta foi executada no veículo (desde que os restantes requisitos necessários para a Medida de Confiança sejam cumpridos).

Se um cliente já tiver assumido os custos por trabalho relevante realizado no seu veículo, como resultado da implementação da medida técnica, a ŠKODA terá todo o prazer em averiguar se os referidos custos são cobertos pela marca ŠKODA. Qualquer pedido de reembolso deve ser apresentado por uma oficina autorizada ŠKODA, que se encontre sediada no país onde o trabalho foi realizado, antes do dia 31 de dezembro de 2017.

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Medida de Confiança

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