Acção de Serviço EA189

FAQ - Perguntas frequentes

Como é que eu sei que o meu veículo se encontra afetado?

Todos os clientes cujos veículos estão afetados receberam, na primavera de 2016, uma carta autorizada pelas autoridades informando-os sobre a atualização prevista para os seus veículos. Assim que as medidas técnicas para um determinado modelo foram aprovadas e disponibilizadas, os clientes receberam uma segunda carta pedindo-lhes que entrassem em contacto com um concessionário da marca. Além disso, desde outubro de 2015 que os clientes na Europa podem obter informações via online ou consultar o seu concessionário ou oficina autorizada a fim de saber se o seu veículo se encontra afetado. A base de dados contém todas as normas de emissões que estão abrangidas. As outras marcas do Grupo que se encontram abrangidas por esta ação estão também a disponibilizar informações importantes nos respetivos sites. Os motores a gasolina não se encontram afetados pelas emissões de NOx, dado que quer os motores, quer o sistema de tratamento dos gases de escape se distinguem completamente dos motores diesel. Nenhum veículo ŠKODA recentemente registado na Europa se encontra afetado pela questão relativa às emissões de NOx.

O meu veículo está afetado. Posso continuar a conduzi-lo?

Sim. A questão das emissões diz especificamente respeito às emissões de óxido de azoto (NOx) emitidas em condições de teste. A questão das emissões de NOx não coloca qualquer restrição ao seu veículo no que diz respeito à segurança e condições de circulação. Não existe qualquer prova que permita sugerir que os veículos com o motor Diesel EA189 afetado representam um risco para a saúde ou para a segurança por causa das emissões de NOx.

O meu veículo está afetado. Terei de assumir os custos da reparação?

Não, o cliente não suporta os custos pela realização da medida técnica. A marca ŠKODA envidará todos os esforços possíveis para minimizar qualquer inconveniente, e se necessário, garantirá a sua mobilidade durante a realização dos trabalhos. A oficina ŠKODA pode realizar o trabalho em paralelo com qualquer outro evento de serviço marcado por si (no entanto, recomendamos que marque a ação do serviço assim que esta se encontrar disponível para o seu veículo). O trabalho pode ser realizado em qualquer oficina autorizada ŠKODA.

Que tipo de medidas técnicas serão levadas a cabo?

Para a maioria dos motores afetados, a medida técnica consiste na atualização de um software. Esta atualização, que integra as mais recentes descobertas resultantes do desenvolvimento contínuo do processo de combustão diesel dos últimos anos, visa otimizar o padrão de injeção dos motores. O tempo de mão-de-obra desta medida corresponderá a meia hora. Apenas nos motores de 1,6 litros será também necessário montar o chamado transformador de fluxo. O tempo necessário para a execução destas medidas técnicas será inferior a uma hora.

Que parâmetros serão ajustados através do software?

A primeira medida específica que oferece uma maior margem para a redução das emissões de NOx consiste na adição de uma pós-injeção ao padrão de injeção (conhecida como injeção com divisão de fluxo). Esta pós-injeção utiliza uma parte do combustível da injeção principal, pelo que esta medida não tem qualquer impacto negativo no consumo de combustível. A pós-injeção ocorre logo pouco depois da injeção principal, originando binário e oxidando a fuligem previamente criada durante a combustão diretamente na câmara de combustão. Quanto à segunda medida, a precisão da tecnologia diesel permite que o combustível seja injetado, de forma constante, com mais pressão. O aumento da pressão de injeção atomiza o combustível de forma mais efetiva, originando níveis de fuligem mais baixos logo desde o início da combustão.

Os motores Diesel com norma EU6 estão abrangidos pela questão dos testes de emissões de NOx?

Não, os nossos motores Diesel com norma EU6 não estão abrangidos pela questão das emissões de NOx. Os veículos com motores Diesel EA288 do Grupo Volkswagen na União Europeia, certificados de acordo com a norma de emissões EU6 ou EU5, não requerem a remoção ou a substituição do software. Isto foi confirmado pelas autoridades competentes.

A atualização pode causar danos no veículo?

Não, a atualização não pode causar quaisquer danos no veículo.

A medida de serviço tem de ser realizada no meu veículo, que se encontra abrangido pela ação (alguns escritórios de advogados recomendam recusá-la)? Quais são as consequências se não o fizer?

Tenha em atenção que, nos países em que as autoridades competentes conferiram um grau de obrigatoriedade à ação, caso um cliente se recuse a participar na ação prescrita dentro de um determinado prazo de tempo, este pode ser sujeito a sanções por parte das autoridades competentes, designadamente, por meio de desativação ou cancelamento do registo do veículo afetado.

As medidas técnicas respeitantes à ação podem ser executadas por oficinas independentes?

A ação de serviço deve ser levada a cabo sem quaisquer custos para os clientes. Neste contexto, e devido ao facto de a Volkswagen AG ter de levar em conta a boa realização da ação de serviço perante as autoridades competentes, o trabalho exigido é executado na rede de oficinas autorizadas ŠKODA, em conformidade com os requisitos legais. Os mercados individuais continuam a estudar soluções adicionais, como por exemplo, eventuais cooperações com outros concessionários ou “soluções móveis” para os clientes frotistas ou com elevado número de veículos.

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